Desafio LINDA – parte II
Programa de emagrecimento entra na reta final. Agora só com dois participantes
Emagrecer não é uma tarefa fácil. Exige determinação, motivação e acima de tudo muita disciplina. Prova da dificuldade que é perder peso é a desistência de uma das participantes do Desafio LINDA: Géssica Machado da Silveira, 19 anos. Após um mês, a jovem não conseguiu emagrecer e alegou desmotivação e problemas de saúde que estariam prejudicando seu desempenho. Para quem não lembra, a revista lançou em sua última edição o desafio de emagrecer até o verão para três leitores. Durante todo esse primeiro mês, a redação acompanhou a trajetória deles de atividades físicas, reeducação alimentar e massagens redutoras e estéticas, tudo feito em parceria com a Personal Espaço para Atividade Física, nutricionista Silvana Nunes, cardiologista Adriane Tischler e Medical SPA.
Géssica desistiu, mas os outros dois participantes: Getúlio Nei Machado, 58, e Clarissa Nazer Longoni, 24, seguem firmes na meta de entrar em forma. Esse é o último mês das atividades e promete ser puxado, mas o resultado dos 30 primeiros dias do programa já está sendo comemorado pelos dois que conseguiram atingir a meta. Getúlio foi além, superou todas as expectativas emagrecendo na primeira etapa tudo o que estava previsto para os dois meses do desafio. A hora da verdade que mostrará o quanto valeu o esforço deles será mostrada na edição de dezembro. Confira o que aconteceu nesse primeiro mês e o que vem para a última parte do programa, quem sabe os que estão precisando perder uns quilinhos se animam e entram no seu próprio desafio.
.gif)
DESISTIU
Géssica Machado da Silveira
19 anos | 1, 51 metro | Peso inicial: 71,8 quilos
Peso estimado em 30 dias: 68 quilos - NÃO ATINGIDO
Peso estimado no final do programa: 65 quilos
Géssica terminou a primeira etapa pesando 72,7 quilos
Getúlio Nei Machado
58 anos | Professor de História | 1, 68 metro
Circunferência abdominal inicial: 100 cm
Circunferência abdominal atual: 93 cm
Peso inicial: 76 quilos
Peso estimado em 30 dias: 72,5 quilos - SUPERADO
Peso estimado no final do programa: 70 quilos
Getúlio terminou a primeira etapa pesando 70 quilos, o peso previsto para ser alcançado só no final do programa. Mesmo assim ele segue no desafio tentando superar seus próprios limites.
. Avaliação com a cardiologista Adriane Tischler: Apto a continuar no programa.
. Programa Medical SPA: Getúlio fará terapia de harmonização corporal que utiliza pedras energizadas, colocadas sobre regiões de captação energética, além de uma massagem deslizante que promove intenso bem-estar e equilíbrio.
. Reeducação alimentar com a nutricionista Silvana Nunes: conseguiu seguir a orientação alimentar, somente com dificuldade de reduzir o café. Mudou a orientação nutricional devido a mudanças na sua rotina profissional. Em função disso foram sugeridas opções alimentares mais práticas, principalmente para o final de tarde. Mesmo Getúlio já tendo alcançado a meta, a dieta segue nesse mês com aumento de proteínas e diminuição dos carboidratos para facilitar a queima de gorduras.
. Treinamento aeróbico com a Personal Espaço para Atividade Física: Getúlio seguirá com o treinamento aeróbico intervalado quatro vezes por semana durante duas horas diárias. Esse tipo de atividade alterna períodos de atividade leve, como a caminhada, com picos de atividade intensiva na corrida. De acordo com o proprietário da Personal Espaço para Atividade Física, personal trainer Edson Fernando de Oliveira, 42 anos de idade, sendo 15 de profissão, ele é o ideal para queimar gorduras, já que os estímulos diferentes a cada tempo do exercício forçam o cérebro a uma nova adaptação à atividade. “Quem pratica somente caminhada queima gordura no início e depois esse gasto calórico começa a diminuir já que o cérebro se adaptou aquele ritmo, no treinamento intervalado, cada troca faz o organismo buscar uma nova adaptação queimando assim cada vez mais calorias”, explica.
.gif)
“Estou com a autoestima lá em cima. Sou muito narcizista e passo me olhando no espelho. A diferença é tanta que todos que me conhecem comentam. Com certeza, entrar em forma faz bem para a saúde física e emocional."
.gif)
Clarissa Nazer Longoni
24 anos | Bacharel em Direito | 1, 69 metro
Circunferência abdominal inicial: 88 cm
Circunferência abdominal atual: 85,5 cm
Peso inicial: 78 quilos
Peso estimado em 30 dias: 75 quilos - ATINGIDO
Peso estimado no final do programa: 72 quilos
. Avaliação com a cardiologista Adriane Tischler: Clarissa perdeu gordura corporal e aumentou a massa muscular, melhorando assim a hidratação corporal. Está apta a seguir no desafio.
. Programa Medical SPA: Clarissa fará a Hydroaroma, uma terapêutica da Ala Szerman que combina creme rico em óleos vegetais, cristais dinamizadores, gel hidratante aromático e blend de óleos essenciais. Isso permite aumentar a circulação melhorando a hidratação e regeneração celular. O tratamento melhora ainda as funções orgânicas através da esfoliação, estimulação e relaxamento, deixando como resultado uma pele com maciez e sensação de bem-estar.
. Reeducação alimentar com a nutricionista Silvana Nunes: Clarissa conseguiu seguir a orientação alimentar e a mantém sem dificuldades. Assim como Getúlio, a dieta segue nesse mês com aumento de proteínas e diminuição dos carboidratos para facilitar a queima de gorduras.
. Treinamento aeróbico com a Personal Espaço para Atividade Física: Clarissa também seguirá com o treinamento aeróbico intervalado quatro vezes por semana durante duas horas diárias. Nessa atividade fazem parte exercícios na bicicleta, es-teira e no transport. Segundo o personal trainer Edson, não é correto a prática de exercícios localizados para perda de gordura localizada. “Hoje está provado que o treinamento aeróbico é o suficiente, pois faz o corpo queimar calorias nos locais onde há mais acúmulo e quem detecta essas regiões é o próprio cérebro”, ressalta. Além disso, Clarissa fará musculação para ajudar a aumentar a massa magra e perder gordura. De acordo com Edson, pela idade e o fato de ser mulher, Clarissa praticará os exercícios com maior intensidade. “Como mulher possui em sua composição mais gordura e menos massa magra que os homens, é necessário ser mais intenso o treinamento para que ela possa reduzir o peso até alcançar a meta”, observa o personal trainer.
“Estou me sentindo muito bem e com certeza minha qualidade de vida aumentou muito nesses 30 dias do programa. Minhas roupas que não entravam mais, agora servem. Com certeza estou me gostando cada vez mais”.