linda insta

Saúde EDIÇÃO 19 - NOVEMBRO 2008

Beleza sem cortes


A bioplastia embeleza o corpo e o rosto sem precisar de bisturi, cicatrizes e pós-operatório doloroso

 

Depois do botox, do laser e da lipoescultura, técnicas que causaram verdadeiras revoluções na medicina estética, surge agora a bioplastia, polêmico procedimento conhecido como a plástica sem cortes, que promete maravilhas em nome da beleza. Através dela é possível mudanças no rosto, como por exemplo tirar ou colocar queixo, empinar nariz, corrigir a linha  da  mandíbula,  definir  maxilar,  aumentar lábios, disfarçar pálpebras caídas e diminuir rugas. Já no corpo é capaz de corrigir imperfeições nos braços, mãos e panturrilha e ainda aumentar a região peitoral e os bíceps nos homens. Tudo isso sem bisturi e nem cicatrizes.
O segredo dela é que tudo é feito através de uma microcânula para depositar o material nos tecidos, uma espécie de gel que garantirá as novas formas. Em Cachoeira do Sul, o cirurgião plástico Márcio D’Elia, 34 anos de idade, sendo seis de experiência, já trabalha com a técnica. “Por ser realizada em consultório, com anestesia local e com o uso de substâncias atóxicas e não causadoras de alergias, a bioplastia leva vantagem porque é um procedimento rápido, com recuperação e resultados imediatos e que permite que o paciente acompanhe o método utilizado, opinando sobre seus resultados”, observa.
D’Elia salienta que a bioplastia não se aplica a todos os casos. Muitas partes do corpo não dispensam a cirurgia plástica convencional. “Muitas vezes a bioplastia não é indicada e em alguns casos se torna somente um tratamento complementar a outro procedimento cirúrgico”, complementa o especialista.
São tantos os benefícios que muitos acabam optando por essa técnica milagrosa sem conhecer também o lado negativo. Ela não corrige flacidez e não tem atuação para manchas e clareamentos da pele. Além disso, por ser uma novidade e estar sob avaliação, a bioplastia ainda é um procedimento controverso, razão pela qual o Conselho Federal de Medicina restringe sua utilização em determinados casos. Também não existe comprovação científica dos efeitos de sua introdução no corpo a longo prazo.



 

Quanto custa?
Por questões de ética e por necessidade de avaliação de cada caso, as clínicas não divulgam valores da bioplastia. Informações extra-oficiais estimam que para empinar o bumbum, por exemplo, seja cobrado cerca de R$ 5 mil.



 

Quem optar pela bioplastia precisa ter certeza do que quer, já que depois de depositado nas camadas internas da pele, o biomaterial não poderá mais ser retirado.



 

 

Bioplastia: transformações no corpo ou no rosto que não deixam cicatrizes


 

"A bioplastia é um novo caminho para a beleza, mas ela não substitui por completo os procedimentos cirúrgicos tradicionais da cirurgia plástica. Em geral, funciona muito bem só se estiver associada a eles."

Márcio D’Elia





 

Vantagens da bioplastia



. Custo financeiro menor que uma plástica convencional


. Dispensa internação do paciente


. Não tem pós-operatório


. É executada com anestesia local


. Oferece resultado imediato


. O material inserido não se desloca pelo corpo e nem é absorvido pelo organismo


. Possibilita rápido retorno às atividades habituais


. O resultado pode ser simulado com anestésico ou soro fisiológico








EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600