linda insta

Saúde Edição 66 - janeiro e fevereiro/2013

Chega de desperdício


Se muita comida vai parar na lata do lixo em sua casa, descubra como reaproveitar alimentos

 

Já diz o ditado: melhor sobrar comida do que faltar. Nesta história de não deixar ninguém insatisfeito na hora da refeição, jogamos muitos alimentos na lata do lixo. Mas há muitas maneiras de reaproveitar as sobras sem perder aquele gostinho de comida saída do forno.

Claro que alguns cuidados devem ser tomados. Segundo a nutricionista Silvana Staevie Nunes, 44, 23 anos de profissão, as sobras devem ser guardadas separadamente e em embalagens fechadas. Segundo ela, toda comida deve ficar o menor tempo possível exposto à temperatura ambiente. “Tudo deve ir para a geladeira. O erro mais comum é não manter os alimentos refrigerados e usar embalagens inadequadas para armazená-los, correndo o risco de contaminar quimicamente a comida. Por isto, é muito importante usar o material adequado para isto”, diz. Uma maneira fácil de verificar se o pote que estamos comprando é apropriado para alimentação é vendo se tem o selo que indica sua finalidade. “Existem embalagens plásticas de materiais reciclados que têm resíduos tóxicos e não devem ser utilizadas para este fim”, orienta a profissional.

Outro detalhe importante na hora de guardar as sobras é não deixar nada em lata. Se abrir, por exemplo, uma massa de tomate e não utilizar toda, ela deve ser retirada da lata e colocada em um pote de plástico ou vidro com tampa. “Quando abrimos uma lata, temos que levar em conta que o prazo de validade já não é o mesmo indicado. Depois de aberto, o produto deve ser consumido em cinco dias e mantido sempre na geladeira”, explica a nutricionista.

Agora que as sobras estão corretamente guardadas e refrigeradas, é hora de saber como reaproveitá-las. Uma dica de receita caseira (nunca devem ser feitas no comércio) da nutricionista é em relação às carnes. “Quando vamos aquecer um alimento, devemos pensar também na aparência de um prato. Um peixe frito pode ser coberto com um refogado de cebola, tomate e ervas. Depois disto, aqueça-o. Isto faz com que pareça um prato novo”, ensina Silvana.

 

 

 

 



Claudio Ronaldo Scherer, 40, é chef de cozinha há mais de oito anos. Ele morou três anos em Milão, na Itália, onde fez cursos de aperfeiçoamento na área. Segundo ele, há muitas receitas caseiras que podemos fazer aproveitando a comida do dia anterior. Anote as dicas do chef e acabe com o desperdício na sua cozinha.






 

Feijão

. O feijão do dia anterior vira um delicioso tutu de feijão no dia seguinte. É só bater no liquidificador e refogá-lo novamente com alho, cebola e bacon picadinho. Acrescente farinha de mandioca torrada para engrossar e couve picada. No final, coloque azeite de oliva extravirgem.
. Além disto, o feijão pode virar um caldinho para os dias mais frios. É simples: bata no liquidificador, leve ao fogo novamente e coloque bacon frito e cebolinha verde.

 

 

 

 




Salada


. Se a salada não estiver temperada e estiver bem armazenada, tem um tempo de vida maior. As folhas devem ser guardadas secas e sem sal. A rúcula fica deliciosa como recheio de panquecas e lasanhas. É só montá-las com queijo mussarela e tomate seco. O agrião fica perfeito colocado no final de um creme de batatas e também em uma rabada.

 

 

 

 

Carne

. Uma dica bem gaúcha é o nosso tradicional carreteiro, que geralmente fica maravilhoso com o resto do churrasco.
. A gordura da carne, que geralmente vai para o lixo, também pode ser reaproveitada. Ela rende um nutritivo caldo. Reaproveite a gordura interna da carne, não a que reveste a peça.

 

 

 

 

 

 



Arroz


. Ele pode virar um bolinho e ser servido como acompanhamento do prato principal do dia seguinte. Podemos adicionar um novo ingrediente à receita tradicional, como espinafre, abobrinha, brócolis ou talos de vegetais. Também o queijo, que já está com os dias contados, e até mesmo alguns embutidos. Além disto, para sair do óbvio, é possível mudar a cara do arroz preparando-o ao forno. Dá para fazer com ingredientes como milho e ervilha. Misture tudo ao arroz e acrescente uma lata de creme de leite. Leve ao forno para gratinar e está pronto.

 

 

 

 

 


Macarrão

. O macarrão que ficou na geladeira pode virar uma salada no dia seguinte. Basta acrescentar cenoura em tiras, mussarela de búfala, tomate seco e rúcula. O mais importante é não deixar o macarrão cozinhar muito quando estiver sendo preparado na primeira vez. É preciso esperar esfriar completamente antes de guardá-lo em pote fechado na geladeira, evitando, assim, que ele fique muito mole para reaproveitá-lo.

 

 

 



Talos


. Os talos, que geralmente as pessoas jogam fora ao preparar uma salada, também podem ser utilizados. Talos de salada podem ser batidos com frutas. O suco fica mais nutritivo. Experimente fazer com os talos de brócolis, cenoura e beterraba.

 

 

 





Todas essas receitas servem para fazer em casa, não em restaurantes, pois neste caso os processos e quantidades são mais complexos e as boas práticas em serviços de alimentação, normas e portarias da vigilância sanitária devem ser respeitadas.

 

 

 





 

"Alguns alimentos não podem ser reaproveitados. Esqueça os pratos que contenham maionese, ovos e saladas temperadas", Silvana.

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600