linda insta

Saúde Edição 65 - dezembro de 2012

Vilões do verão


Não deixe que a desidratação, a intoxicação alimentar e a insolação atrapalhem seus dias

Você é do tipo de pessoa que fica horas no sol para pegar um bronzeado no verão sem beber água? Ou aquele que abusa na ceia de Natal e réveillon? Se as respostas foram sim, saiba que você é um forte candidato a sofrer com desidratação, intoxicação alimentar e insolação - problemas típicos do verão, mas que podem ser evitados. LINDA conversou com o clínico geral João Eduardo Herzog, 37 anos, sendo 12 de profissão, que fala sobre esses três males.



Desidratação


A desidratação ocorre quando o corpo humano não tem água suficiente para a realização de suas funções normais, e o verão é o período do ano que mais exige essa hidratação. “A maneira mais simples de saber se estamos hidratados é pela cor da urina. A urina deve ser transparente e muito clara, quase como água”, explica João. A maioria das pessoas acredita que a urina deve ser amarela, mas quanto mais amarela, maior é a desidratação. “Essa dica é utilizada até por atletas de alta performance”, ressalta o médico. A prevenção da desidratação é simples: consuma líquidos e alimentos ricos em água, como frutas e vegetais. Isso significa beber água em todas as refeições e também nos intervalos, ao invés de café, e substituir o álcool por água com gás.


 

Intoxicação alimentar


Em época de férias, o calor e a umidade criam um ambiente que facilita a proliferação de bactérias, parasitas ou vírus que causam a intoxicação alimentar. Mas como evitar a intoxicação? “Esteja atento ao prazo de validade dos alimentos. Não mantenha as embalagens abertas após o consumo de uma parte dos alimentos e não deixe as sobras em latas de alumínio”, orienta João. Com as crianças, o cuidado deve ser dobrado, pois elas são mais sensíveis do que os adultos, se tornando vítimas mais fáceis da intoxicação.

 

 

Insolação


Além de fazer mal para a beleza e saúde da pele, o calor e o sol intenso também podem causar insolação. Engana-se quem pensa que ficar na praia embaixo do guarda-sol o tempo todo ajuda a evitar o problema. Mesmo sem estar diretamente exposto, é possível ter insolação, porque a areia reflete o sol, elevando a temperatura do corpo. Além disso, a insolação causa o envelhecimento precoce da pele. A pressa para pegar bronze no verão nem sempre dá certo. Tomar sol demais e deixar a pele desprotegida pode causar desidratação e queimaduras pelo corpo. Em casos graves de queimadura e de aumento da temperatura corporal, a dica é mergulhar em uma banheira de água gelada ou colocar toalhas umedecidas sobre o corpo, usando sempre ventiladores. Além disso, evite tomar sol entre 11h e 16h. “Também não faça exercícios físicos ao ar livre nesse horário”, alerta João. Tome cerca de três litros de água por dia. “E lembre-se sempre de colocar o protetor solar pelo menos 15 minutos antes da exposição ao sol”, completa o médico.



 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600