linda insta

Saúde Edição 63 - outubro de 2012

Chega de dor!


Sentir dor nas costas é comum, nas não é normal. LINDA foi atrás de respostas com o fisioterapeuta Robson Petrucci, 44 anos, sendo 20 de profissão, sobre o que é verdade e o que é mentira quando se fala em coluna.


VERDADE

Quem está acima do peso sente mais dores nas costas
O excesso de peso comprime a coluna, aperta os discos intervertebrais, tornando-os propensos à herniação e degeneração. Pessoas com a barriga saliente forçam a curvatura natural, levando a hiperlordose, o que altera a postura.


MITO

Colchões mais duros são melhores
Dependendo dos hábitos de sono e a causa da dor nas costas, pessoas diferentes podem precisar de diferentes colchões. O colchão bom é aquele em que você dorme e acorda descansado, recuperado, pronto para o novo dia.


MITO

Exercício faz mal para a dor nas costas
Exercícios regulares previnem as dores nas costas. Para quem sofreu uma lesão aguda, os exercícios físicos devem ser feitos de forma controlada e orientada, adaptadas para a capacidade física do paciente.


MITO

A dor nas costas piora com a idade
Uma publicação do Jornal Chiropractic Manual Therapy tentou responder essa questão. O propósito foi determinar se qualquer tipo de dor nas costas, do pescoço até a lombar, se tornava mais comum em população mais idosa. A conclusão foi de que a dor nas costas não é mais comum em pessoas com mais de 60 do que aqueles em idade média.



MITO

Devemos sempre sentar com a coluna ereta
Tudo bem que sentar curvado é ruim para a coluna. Mas sentar muito reto por longos períodos também pode ser prejudicial. Se você passa muito tempo sentado, o ideal é, durante o dia, tentar levantar-se, fazendo pausas e evitando ficar muito tempo sentado. O corpo é desenvolvido para o movimento. Entretanto, alguns cuidados são fundamentais:
Ao abaixar – O erro mais comum das pessoas é se curvar ao se abaixar. O correto é apoiar ou flexionar os joelhos no chão para então abaixar.




No computador – Para ter uma postura correta ao utilizar o computador, coloque a cadeira próxima à mesa, de maneira que as costas fiquem totalmente apoiadas e retas no encosto. Atenção também na altura da cadeira, os cotovelos devem ficar posicionados sempre formando um ângulo de 90 graus, assim como as pernas, e os pés devem sempre estar apoiados ao chão.
 
Carregar sacolas –
Quando for carregar sacolas, é importante sempre dividir o peso em duas partes, carregando um pouco em cada mão. Se possível, traga o peso contra seu peito, assim mantém sua coluna balanceada.




Postura no trabalho –
Se você trabalha grande parte do tempo em pé, é necessário manter uma postura correta abdominal de toda a coluna evitando ficar parado muito tempo para garantir uma melhor circulação sanguínea.







EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600