linda insta

Saúde Edição 62 - setembro de 2012

Gravidez na hora certa


Há cada vez mais métodos anticoncepcionais. Escolha o mais adequado

Depois de muita luta as mulheres puderam escolher quando querem ter seus filhos e, para isso, métodos anticioncepcionais não faltam. Mas, entre tantas alternativas, qual a melhor forma de prevenir a gravidez? Para a ginecologista e obstetra Leila Spanemberg, 36 anos, sendo 10 de profissão, tudo depende da preferência de cada uma. Então entenda melhor cada método contraceptivo e faça sua escolha.





Anticoncepcional oral

A pílula é um dos contraceptivos mais usados, mas nem toda mulher se adapta a ela. Deve ser tomada durante 21 dias seguidos por mês, sempre a mesma hora. Ainda é o que apresenta menor incidência de gravidez.


Minipílula


Não costumam inibir a ovulação e, por isso, são menos eficazes do que as pílulas tradicionais. Por outro lado, possuem poucas contraindicações e podem ser utilizadas na amamentação. Seu uso é contínuo e sem pausas.


Injetável


Nas versões de aplicação mensal e trimestral, seu grande trunfo é que a mulher não precisa lembrar-se do anticoncepcional todo dia. A diferença entre as duas é que na trimestral a mulher não menstrua e ocorre a retenção do líquido, aumentando o apetite e também causando aumento no peso, já na mensal a menstruação ocorre normalmente.


Adesivo transdérmico


Ele é usado por mulheres que têm intolerância gástrica à pílula. Inserido sobre a pele, esse adesivo dura uma semana, depois de três trocas seguidas, na quarta semana há uma pausa para menstruação.


Anel vaginal


As mulheres que sentem enjoo ou dor de cabeça quando tomam a pílula oral podem dizer adeus a esses sintomas quando usarem o anel vaginal.Apesar de conter baixas doses hormonais, é alta sua eficácia contraceptiva. O melhor: poucas mulheres ou parceiros relatam sentir a presença do anel durante a relação sexual. É necessário colocá-lo uma vez ao mês para que a parede vaginal absorva o hormônio liberado.


Implante subdérmico

Ele tem longa duração, cerca de três anos, e deve ser inserido sob a pele, na parte superior do braço da mulher. O progestogênio, hormônio semelhante ao natural, é liberado lentamente em doses constantes. Entretanto, pode causar aumento de peso e acne.




“Todos os anticoncepcionais hormonais são muito seguros, mas devem ser prescritos por um ginecologista, conforme idade, doenças pré-existentes e ritmo de vida de cada paciente. Lembrando que estes métodos não previnem doenças sexualmente transmissíveis”, alerta Leila Spanemberg.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600