linda insta

Saúde Edição 61 - agosto de 2012

Tireoide em ALERTA


Distúrbios nessa glândula podem causar grandes transtornos

Tireoide todo mundo tem. Ela é uma glândula essencial para o bom funcionamento do organismo. Sua principal função é a produção e o armazenamento dos hormônios tireoidianos, que são responsáveis por regular o metabolismo. O problema surge quando ela não funciona corretamente. Entenda os distúrbios da tireóide em cinco lições passadas pela endocrinologista Zilda Gomes, 59 anos, sendo 35 de profissão.



LIÇÃO I

O que são os distúrbios da tireóide?

A tireóide produz os hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). Quando eles são produzidos em quantidade muito menor ou bem maior que a normal, surgem as doenças hipotireoidismo e hipertireoidismo.


LIÇÃO II

O que é o hipotireoidismo?

É a diminuição na produção dos hormônios T3 e T4. Ela pode ter várias causas, mas a mais comum decorre da doença de Hashimoto. Essa doença aparece quando o organismo não reconhece a tireóide como parte do corpo e o sistema imunológico começa a produzir anticorpos que atacam a glândula. O diagnóstico é feito através de exames de sangue que medem a quantidade dos hormônios.


LIÇÃO III

Quais os sintomas do hipotireoidismo?

Depressão, cansaço, cabelos e pele ressecados, unhas quebradiças, fadiga, perda de apetite, prisão de ventre, anemia, aumento de peso, tornozelos e rosto inchados, menstruação irregular e colesterol elevado. Na presença de mais de um desses sintomas é importante consultar um médico. Apesar de não ter cura, o tratamento varia de pessoa para pessoa e deve ser avaliado por um profissional. Mas de maneira geral ele é feito através de medicamentos que visam repor os hormônios que a tireoide não consegue produzir.


LIÇÃO IV

O que é hipertireoidismo?

Ela se desenvolve quando há um aumento excessivo na produção dos hormônios T3 e T4. Com o aumento na concentração desses hormônios no sangue, o organismo trabalha de forma mais acelerada. A principal causa é a chamada doença de Graves, que pode provocar, entre outros sinais, uma protuberância no pescoço, denominada bócio. O diagnóstico pode ser feito através da realização de um ultrassom da tireoide ou de exame de sangue para avaliar a dosagem dos hormônios tireoidianos.


LIÇÃO V

Quais os sintomas do hipertireoidismo?

Aumento da frequência cardíaca, perda de peso, tremores, fraqueza muscular, nervosismo, queda de cabelos, alterações na pele, diarreia, sudorese e diminuição do fluxo menstrual. O tratamento é feito com drogas antitireoidianas. O mecanismo de ação dessas drogas consiste na redução da síntese de T3 e T4. O tratamento mais adequado vai variar de pessoa para pessoa e só o médico poderá fazer essa avaliação.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600