linda insta

Saúde Edição 60 - julho de 2012

Quem tem medo do frio?


O inverno exige cuidado redobrado com a saúde


O inverno já chegou e encarar os termômetros em queda sem a devida preparação pode significar muito incômodo. Por isso, LINDA separou as melhores dicas para aproveitar ao máximo as temperaturas baixas. Siga esses conselhos e passe bem pelos meses de frio.







O QUE VESTIR

Os tecidos artificiais, como a viscose, são geralmente bons isolantes térmicos. Já as fibras naturais, como o algodão e a lã, ajudam muito na tarefa de aquecer. Independente do tecido, procure sempre usar roupas justas, que seguram o calor do corpo.











ALIMENTAÇÃO

. A velha mania de se empanturrar no inverno não é tão certa assim. Principalmente se você faz alguma atividade no frio. Ao comer alimentos muito pesados, é necessário um maior fluxo de sangue no aparelho digestivo. Assim, a circulação nas extremidades fica menor. Portanto, comer demais pode causar sensação de frio.
. A principal refeição é o café da manhã. No frio, isso ganha ainda mais força, já que é nessa hora que o corpo vai sair da sonolência e produzir muita energia. “Café da manhã sempre em qualquer ocasião deve ser a principal refeição. Nunca devemos pular, independente da estação do ano. Devemos sempre consumir um carboidrato, como pão ou biscoito, mas sem exagerar, para evitar o aumento de peso”, completa o médico Dênis Pfeiff, 48 anos, sendo 24 de profissão. Lembre-se: para aquecer, nada melhor que alimentos quentes, como sopas e chás.
. Beba sempre muita água. Ela ajuda o corpo a manter o equilíbrio térmico. “No inverno, nada melhor que ingerir líquidos quentes e sempre procurar manter o consumo de água em torno de dois litros ao dia”, ressalta Dênis.













PÉS AQUECIDOS


Use meias de lã, que ajudam a manter os pés aquecidos. Escolha calçados com o solado alto e de borracha. A sola serve como um isolante térmico, evitando que o frio chegue ao pé.











INDISPENSÁVEL

. Não esqueça do filtro solar e do protetor labial. Mesmo no frio, o sol queima. Até mesmo os aquecedores dos quartos e ambientes fechados podem ressecar e vir a queimar a pele do rosto.
. Óculos solares são indispensáveis tanto quanto no verão, afinal os raios solares nocivos são os mesmos.
. Não abra mão das luvas, gorros e cachecóis. Eles são grandes aliados na luta contra o frio.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600