linda insta

Saúde Edição 59 - junho de 2012

De olho na balança


Como cuidar da alimentação para evitar que o inverno traga os temidos quilos extras

Os reflexos de apreciar sem moderação as delícias típicas dos meses frios, principalmente quando a atividade física não faz parte da rotina, são: o acúmulo de gordurinhas indesejáveis, principalmente na cintura e no quadril, e o aumento de peso. Além de prejudicar a aparência, os hábitos alimentares inadequados estão associados a malefícios mais graves. “O ganho de peso e de gordura aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, colesterol, triglicerídeos e o risco de obesidade”, diz a nutricionista Franciele Ayres Velloso, 25 anos, sendo dois de profissão.

No inverno, a tendência é ficar mais em casa e também acontece a redução da atividade física como resultado dos dias mais frios e chuvosos. “No frio, o metabolismo fica mais acelerado e gasta mais energia para manter a temperatura média do corpo, que é de 36°C e 37°C. Por isso comemos mais no inverno”, explica a profissional, que ensina como agir para evitar que o frio traga quilos extras.







 



ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


É importante lembrar que é imprescindível manter a alimentação saudável nesse período. Ela garante a manutenção do peso corporal e a saúde do organismo. No frio também devemos evitar alimentos gordurosos, principalmente as frituras e doces em excesso. Invista nas frutas, verduras, carnes magras, peixes e alimentos integrais. As sopas são as queridinhas do inverno, mas prefira sempre as de legumes, verduras ou vegetais, que são menos calóricas.


HIDRATAÇÃO

Outro ponto fundamental é a hidratação. Apesar de não sentirmos sede no frio, devemos beber água normalmente, visto que o nosso corpo necessita dela para realizar suas funções, independente do clima. O ideal é beber dois litros de água por dia.


TROQUE ALIMENTOS


Algumas substituições podem auxiliar no controle do peso, tais como: trocar o leite integral pelo desnatado, os queijos amarelos pelos brancos, carne gorda pela magra e alimentos tradicionais pelos integrais, que dão mais sensação de saciedade.


ATIVIDADE FÍSICA SEMPRE


A prática de exercício físico não deve ser esquecida no inverno, pois é de grande importância para a manutenção do peso. Estudos comprovam que no inverno, em função dos dias frios e cinzentos, algumas pessoas ficam mais deprimidas e acabam descontando na comida. “Por isso é importante aproveitar os dias ensolarados para realizar atividades ao ar livre. O sol estimula a produção de serotonina, responsável pelo bem-estar, e também da vitamina D, muito importante para a saúde dos ossos”, ressalta Franciele.


FUJA DO EFEITO SANFONA


Não se engane pensando que não tem problema engordar agora porque antes de começar o verão poderá perder os quilos que ganhou no inverno. “As dietas rápidas não são a solução e o efeito sanfona é prejudicial à saúde. Os tecidos começam a perder elasticidade e a pele se retém com as mudanças de peso. Outro fator que deve ser levado em consideração é que, quando se engorda, são produzidas mais células adiposas, estas células aumentam de volume e, quando se emagrece, elas não desaparecem, somente diminuem, causando flacidez”, explica a nutricionista.








EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600