linda insta

Saúde Edição 56 - março de 2012

Os 10 piores alimentos


Conheça quais são e o que cada um deles pode fazer com sua saúde

Que atire a primeira pedra quem não se rende a um fast food, salgadinho, copo de refrigerante ou cachorro-quente e depois fica preocupado com as calorias que ingeriu. Mas o que pouca gente sabe é que os perigos desses alimentos vão muito além da questão estética e podem ser um risco para a saúde. Com base em uma pesquisa divulgada pelo EcoDesenvolvimento, que revelou os 10 piores alimentos de todos os tempos, a nutricionista cachoeirense Gabriela Só Köhler, 25 anos de idade, quatro de profissão, explica os males que cada um desses vilões pode trazer ao organismo.






10º lugar

Sorvete


Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas - substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso. “Uma boa opção é substituí-lo por sorvetes light, que contém quantidades reduzidas de gorduras e açúcares”, observa Gabriela.










9º lugar

Salgadinho de milho


Esse alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso e irritabilidade. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios. “Esta fritura é capaz de aumentar as taxas do colesterol ruim e diminuir os níveis do colesterol bom, o que aumenta as chances de desenvolver aterosclerose”, explica a nutricionista. Ao perigo da gordura associa-se também o alto teor de sal que estes alimentos apresentam. “Em quantidades excessivas, o sal não é totalmente eliminado pelos rins e faz o corpo reter líquidos, contribuindo diretamente para a elevação da pressão arterial”, completa.





8º lugar

Pizza


Nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas com farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue. “Ao invés de comprar pizzas congeladas, o ideal é prepará-las em casa, pois dessa maneira pode-se optar por ingredientes mais naturais e por massas na versão integral, com um maior teor de fibras do que a massa convencional”, orienta Gabriela.





7º lugar

Batata frita


Além de conter gorduras trans, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.














6º lugar

Salgadinhos de batata


Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, uma substância cancerígena.










5º lugar

Bacon


O consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão. Isso porque uma fatia média (15 gramas) possui 85 calorias e sete gramas de gordura, o que equivale a 9% do valor diário recomendado.





4º lugar

Cachorro-quente


Um estudo da Universidade do Havaí mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colo-retal. “O ideal é evitar este lanche, pois, além das desvantagens da carne processada, ele possui muitas calorias e é pobre em nutrientes”, ressalta.







3º lugar

Donuts


Donuts, as famosas rosquinhas americanas, no Brasil se assemelham nutricionalmente ao sonho ou às cuecas viradas. Igualmente aos donuts, esses dois doces não têm valor nutricional e são repletos de gorduras trans, substância que está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer.







2º lugar

Refrigerante de cola


Uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 miligramas de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins.













1º lugar

Refrigerante de cola diet

Além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, depressão, tonturas e fadiga. “Além disso, os refrigerantes dietéticos apresentam um acréscimo de sódio quase três vezes maior do que o refrigerante convencional, por isso não deve ser consumido por pessoas hipertensas, pois eleva a pressão arterial”, assegura Gabriela.









Fonte da pesquisa: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/abril/nutricionista-lista-os-10-piores-alimentos






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600