linda insta

Saúde Edição 55 - janeiro/fevereiro de 2012

Chega de comer por impulso


Saiba o que fazer para controlar a compulsão por comida

Com a chegada do verão, a preocupação com o corpo só aumenta e a busca das curvas perfeitas ganha força. Academia, caminhada ou corrida podem ser trabalho em vão se não forem aliados a uma boa alimentação. Um dos grandes vilões de todas as dietas é o impulso por comida. Ele pode ser evitado com medidas simples que ajudam a aumentar o autocontrole. “Quando se faz uma dieta muito restrita, baixam os níveis de serotonina - que é responsável pela sensação de bem-estar - e o impulso por comer só aumenta”, explica a nutricionista Franciele Ayres Velloso, 25, sendo dois de profissão. Confira as dicas da profissional para controlar esse problema.



Horário

Ter os horários das refeições organizados para a fome vir no momento certo é fundamental. Sempre lembrando que devem ser feitas de cinco a seis refeições por dia. Café da manhã, almoço e janta são as principais. Nos intervalos o ideal é fazer dois ou três lanches. “Ficar muito tempo sem se alimentar, faz a vontade de comer aumentar. Faça mais refeições durante o dia, com menos quantidade em cada uma”, explica a nutricionista.


Momento sagrado
Realizar as refeições com calma é muito importante. Não coma na frente da televisão e não tenha pressa ao comer. É importante mastigar o alimento várias vezes para ter a sensação de saciedade. “Ao chegar em casa, não avance na geladeira. Descanse antes de se alimentar para evitar que coma por impulso”, observa Franciele.


Prato atrativo
Todos comem antes com os olhos. Então, a comida deve estar de forma atrativa no prato para que a refeição seja feita corretamente: alimentos certos na hora certa. Isso evita que mais tarde a vontade de avançar em alguma guloseima apareça.


Beba água

Bateu aquela vontade louca de comer chocolate? Beba água! Ela traz sensação de saciedade e acalma fazendo a compulsão por comer passar.


Controle os desejos
Às vezes a compulsão é por algum alimento específico que pode ser chocolate, arroz ou carne. Mas é necessário mesclá-los para ter uma dieta rica em vários nutrientes. Não precisa se privar de comer o que gosta, só é preciso comer com cautela.


Controle a ansiedade
Quando a ansiedade bater, seja qual for o motivo, procure ver o que está lhe causando esta tensão e tente resolver. Não se deve descontar na comida esse nervosismo.


Viva a salada
Na hora do almoço e jantar, inicie por uma salada. Elas ajudam na saciedade e por isso podem evitar que a compulsão por outros alimentos apareça.








EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600