linda insta

Saúde Edição 54 - dezembro de 2011

Depressão de final de ano


Como lidar com esse problema

O fim do ano está próximo e as festas estão chegando. Para alguns, isso é motivo de alegria. Para outros, significa ansiedade, angústia, tristeza, baixo astral e até mesmo depressão. Mas porque isso acontece? “No início do ano fazemos planos, traçamos metas, iniciamos projetos. Dependendo do resultado alcançado, podemos ficar felizes ou entrar num estado de ansiedade, depressão e angústia”, explica a psiquiatra Fernanda Scarparo Boeck, 40, sendo 16 de profissão.
Essa é uma época de balanço, onde são avaliados todos os ganhos e perdas que aconteceram no ano que passou. “Para algumas pessoas, a causa do problema está nas lembranças, na falta de alguém. Mas essa tristeza costuma ir embora assim que as festas também se vão”, observa. A Organização Mundial da Saúde estima que 15% da população mundial apresente algum quadro de depressão ao longo da vida. “São diversos fatores que podem ocasionar a depressão chamada sazonal, ou seja, característica de uma época, como por exemplo, no inverno ou no final do ano”, explica a psiquiatra.
Essa depressão pode ser provocada por acontecimentos como a perda do emprego, a morte de algum ente querido ou o fim de um casamento. “São perdas que precisam de um tempo para serem absorvidas e superadas”, completa Fernanda. O importante é tentar distinguir a depressão sazonal da depressão patológica. “Quando a depressão não é mais a consequência direta de fatos que estão nos afetando, ela precisará ser cuidada por especialistas”, diz. Esses casos são identificados por sérias alterações no dia a dia e que se repetem por semanas. “São irregularidades no sono, às vezes com insônia ou sono excessivo, que podem resultar numa grande sensação de cansaço ao acordar”, salienta a psiquiatra.
CULPA – Os sentimentos de inutilidade e culpa podem se juntar a ideias de suicídio e de morte. “Por isso é comum ver nessa época, relatos de pessoas que tiram a própria vida enquanto a maioria festeja em família”, explica. Pode ocorrer ainda perda de interesse ou falta de prazer em quase todas as atividades diárias, incluindo festas, passeios e atividade sexual. A depressão também se manifesta por alterações no apetite e consequentemente no peso, com ganhos ou perdas. Esse problema precisa ser levado a sério e tratado em todas as idades. “Uma criança pode estar deprimida e os adultos a sua volta podem achar que está apenas querendo chamar a atenção”, explica. Já os idosos precisam de maior cuidado. “Com a perda de familiares, da saúde e das atividades que costumava exercer, o idoso reúne muitos motivos para entrar em depressão”, completa Fernanda.






Dicas para diminuir a
depressão causada pelas
 festividades de final de ano



. Perceber se há um problema emocional presente nessas datas.

. Não tentar ignorar a data, achando que o problema vai embora. Esteja ciente para conseguir lidar melhor com a situação.

. Esteja atento à frustração, caso os planos para o próximo ano não se realizem.

. Nunca passe as comemorações de final de ano sozinho. Assim a depressão só irá aumentar.

. Lembre-se com carinho e não com tristeza dos entes queridos que se foram.

. Esqueça os problemas que podem atrapalhar suas comemorações, sejam eles financeiros, profissionais ou pessoais.

Fonte: psiquiatra Fernanda Scarparo Boeck




“Quando ocorrer essa depressão no final do ano é importante evitar a solidão e procurar o apoio de pessoas queridas”, Fernanda.













EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600