linda insta

Saúde EDIÇÃO 51 - SETEMBRO 2011

Operação bisturi


Conheça as cinco cirurgias estéticas mais realizadas entre adolescentes

Quem pensa que cirurgia-plástica é coisa de adulto está muito enganado. A cada dia cresce o número de adolescentes que vão até os consultórios médicos procurando melhorar a aparência. Uma insatisfação com o formato do nariz levou a colunista do Jornal do Povo e rainha da Fenarroz Bruna Salzano, 18 anos, a realizar uma rinoplastia aos 14 anos. Apesar da idade, Bruna teve apoio da família e em momento algum se arrependeu de ter feito o procedimento.
“Eu gostava do meu nariz, mas achava que operando ficaria melhor. E realmente hoje acho meu rosto ficou mais harmônico e com isso me sinto muito mais segura”, ressalta a jovem. De acordo com o cirurgião-plástico Márcio D’Elia, 37, sendo 10 de profissão, há uma procura crescente dos adolescentes pela cirurgia plástica. “O procedimento mais procurado pelos jovens em meu consultório é a otoplastia”, ressalta. O cirurgião alerta que como em qualquer outra fase da vida, o adolescente deve realizar exames pré-operatórios. “Na adolescência, deve ainda aguardar o desenvolvimento físico próximo ao definitivo antes de indicar um procedimento. É muito importante respeitar a idade mínima na hora de realizar cada procedimento, para evitar problemas pós-operatórios”, completa.

Bruna: “Se alguém tem vontade deve fazer. A cirurgia plástica aumenta muito a autoestima”





RINOPLASTIA

Pode ser feita na adolescência por razões estéticas ou por problemas respiratórios. É indicada para pacientes incomodados com o tamanho ou formato do nariz. Pode ser realizada a partir dos 15 anos, quando a formação dos ossos e das cartilagens nasais estão completas. “Paciente com nariz desproporcionalmente grande, comprido, largo e com ponta exageradamente globosa em relação à face podem recorrer à rinoplastia”, conta Márcio. “O procedimento dura de 30 a 60 minutos feito com internação ambulatorial. Em alguns casos, pode se optar pela anestesia geral quando há necessidade de mexer (raspar, cortar ou fraturar) os ossos nasais ou tratar problemas como o desvio de septo”, ressalta. A imobilização do nariz deve permanecer por sete dias. Os pontos não precisam ser retirados. “Ocorrem edemas e hematomas nos primeiros dias, mas o pa-ciente raramente apresenta dor no pós-operatório”, explica. O repouso é importante para evitar sangramentos. O paciente pode retornar as suas atividades depois de uma semana.





LIPOASPIRAÇÃO

A lipoaspiração é a remoção criteriosa dos excessos de gordura localizada em qualquer região do corpo, seja da face, mamas masculinas, dorso, abdome, cintura, quadris e membros (culotes, coxas, joelhos). 18 anos é a idade mínima para realizar esse procedimento que deve ser indicado somente se o paciente estiver com peso adequado para altura e se mantiver hábitos saudáveis de alimentação aliados à prática regular de exercícios físicos. “A lipoaspiração em nenhuma fase da vida é indicada para emagrecimento e sim para definir o contorno corporal”, ressalta o cirurgião.
A anestesia é local ou peridural, dependendo da extensão das áreas a serem tratadas. Já a duração do procedimento depende do número de áreas e extensão, variando de 30 minutos a três horas. A internação é de 12 a 24 horas e o tempo de repouso de três a sete dias. Existe um limite de retirada de gordura que não deve ser ultrapassado que corresponde de 5% a 7% do peso corporal.



REDUÇÃO DAS MAMAS

Por volta dos 16 anos, as mamas já vão estar completamente desenvolvidas, então pode ser realizada a redução. “É importante avaliar o grau de desconforto que o tamanho das mamas causa, tais como problemas de postura e coluna”, observa. “Através de incisão se retira o excesso de pele e glândula/gordura, reposiciona a aréola e faz-se suturas internas que mantêm o novo formato”, observa.



SILICONE NOS SEIOS

É indicada somente a partir dos 16 anos quando a formação da mama está completa. “Mas independente da idade, é importante verificar se a paciente está psicologicamente madura para ser operada”, explica D’Elia. Indicado para pacientes com mamas muito pequenas e/ou desproporcionais, a prótese pode ser colocada por incisão na aréola, no sulco inframamário ou na axila. A anestesia é peridural ou geral com internação ambulatorial e duração de cerca de uma hora. O repouso é de sete a 14 dias para não forçar as suturas e cortes e evitar formação de hematomas. Após este período a paciente vai retornando gradativamente as suas atividades com algumas restrições de movimentos até completar 30 dias.
 


OTOPLASTIA

É recomendada para pacientes com orelha em abano e pode ser feita a partir dos sete anos. “Melhor indicado quando o próprio adolescente pede aos pais para fazer a cirurgia”, observa D’Elia. O procedimento é realizado através de uma pequena incisão atrás da orelha para retirar a pele em excesso e para reposicionar a cartilagem, modelando uma nova dobra superior. A internação é ambulatorial com anestesia local. A duração do procedimento é de cerca de uma hora. “O paciente permanece com faixa por cinco dias para imobilizar a forma obtida, não devendo ser retirada antes disto. Após deve usar faixa para dormir por mais algumas semanas”, ressalta o cirurgião.







EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600