linda insta

Especial Linda Edição 155 - Abril de 2021

SAÚDE EM DIA


Equipe preparada com segurança

Fique por dentro dos testes para identificar a covid-19

 

Você sabe como funcionam os testes para identificar a presença do vírus da covid-19 no organismo? A Linda convidou o Laboratório Santa Clara para falar sobre o assunto. Especialistas ao redor do mundo são enfáticos ao afirmar que a medida de controle da covid-19 é igual a capacidade de testar a população. Sendo assim, o gestor e farmacêutico José Adroaldo Rodrigues Junior, 45 anos, ressalta a importância da realização do teste e, ainda, de entender qual é o melhor exame para cada caso. Conjuntamente, ele afirma que não é possível fazer um bom trabalho sem que o local de testagem garanta a segurança dos clientes e da equipe. Assim, nas instalações do Laboratório Santa Clara, há fácil acesso a álcool em gel e o local é sanitizado cada vez que ocorre a troca de pacientes. A biomédica e patologista clínica Lenice Holzschuh, 34 anos, conta que a solução usada por eles para a sanitização é de 1,4% de cloreto de alquil dimetil benzil amônio, que é 100% eficaz na eliminação do vírus. Então, caso você queira ir ao local, mas tem medo de ser contaminado, pode ficar tranquilo!

 

 

Existe imunidade contra o vírus?

Segundo o biomédico citopatologista Roger Gomes da Rosa, 40 anos, não existe imunidade contra o coronavírus. O que existe é a vacina, que causa no organismo uma proteção contra o Sars-Cov-2 (a forma correta de chamar a covid-19), deixando quem estiver vacinado mais seguro. A probabilidade é que mesmo vacinada, uma pessoa pode ser infectada, mas essa proteção não deixa a doença evoluir, ficando nos graus iniciais. Ou seja, a vacina protege estimulando o sistema imunológico da pessoa a produzir anticorpos.

 

Tipos de testes para verificação:

O Laboratório Santa Clara realiza três diferentes tipos de testes e terceiriza outros três. Os profissionais do laboratório comentam que é importante sempre relacionar o quadro clínico com a avaliação de um médico. Porém, qual fazer? Exame de sangue, de dedo ou de nasofaringe? Bom, os profissionais afirmam que varia conforme cada objetivo. Isso é, alguns identificam se você tem o vírus, outros se você já teve a doença e outros mostram ainda se você adquiriu anticorpos. Para entender melhor, veja ao lado:

 

Teste rápido de antígeno para Sars-Cov-2

-Leva 30 minutos para ficar pronto e é realizado com o profissional coletando material da nasofaringe do paciente com cotonete.

-O antígeno é como se fosse o “RG” do vírus, por isso é o ideal por ser um teste preciso e rápido.

 

Teste rápido oral de antígeno para Sars-Cov-2 

-Leva 30 minutos para ficar pronto e é realizado com o profissional coletando o escarro do paciente. 

-O ideal desse teste é que a coleta seja feita quando os sintomas estiverem no seu “pico”.

 

Teste molecular RT-PCR covid-19

-Leva três dias úteis para ficar pronto e busca detectar a molécula do vírus na amostra analisada, que é obtida pela nasofaringe e orofaringe do paciente.

-O ideal é fazer entre o terceiro e o 10º dia após o início dos sintomas. 

-É um teste preciso para quem quer saber se está ou não com a covid-19, mas como é terceirizado, é bom fazer antes o teste rápido do cotonete.

 

Teste de anticorpos neutralizantes de Sars-Cov-2

-Leva até cinco dias úteis para ficar pronto e é feito através da coleta de sangue do paciente.

-O exame avalia as defesas do paciente em relação à covid-19.

-O resultado é dado em porcentagem, onde a taxa inferior a 20% é considerada como sem atividade de neutralização. Já a taxa superior a esse valor é considerada indicativo de anticorpos neutralizantes no organismo da pessoa.

 

Teste de sorologia de Sars-Cov-2

-Leva três dias úteis para ficar pronto e é feito através da coleta de sangue do paciente. 

-Usado para verificar a resposta imunológica do corpo do paciente em relação ao vírus. 

-O ideal é ser realizado 10 dias após o início dos sintomas.

 

Teste rápido de anticorpos

-Leva 30 minutos para ficar pronto e é usado para verificar a resposta imunológica do corpo do paciente em relação ao vírus. 

-Ou seja, esse teste identifica se a pessoa produziu anticorpos em relação à doença. São dois os tipos de anticorpos que ganham atenção. Se a pessoa apresentar ambos, quer dizer que a doença está ativa. Caso esteja com apenas um deles, quer dizer que já teve a doença, mas está recuperada.

-O teste é feito através da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo do paciente. 

-O ideal é que seja realizado 10 dias após o início dos sintomas.

 

 

Qual a importância de realizar o teste?

Evitar a disseminação da doença, pois quanto mais pessoas estiverem diagnosticadas, melhor será o controle da transmissibilidade do vírus. Ainda, também é importante você estar com seu check-up em dia, sabendo aspectos do seu corpo relacionados ao colesterol, triglicerídeos, glicose, taxa de vitaminas, entre outros, pois estes dados, além de importantes de um modo geral para o seu bem-estar, são igualmente relevantes na prevenção ao vírus, uma vez que para pessoas que apresentam comorbidades, as complicações da doença são maiores. E atenção, o Laboratório Santa Clara possui descontos especiais para check-up!

 

José Adroaldo Rodrigues Junior, Roger Gomes da Rosa e Lenice Holzschuh






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600