linda insta

GUIA de Estilo Edição 137 - julho de 2019

Moda sustentável ou moda consciente?

» Patrícia Albuquerque


Patrícia Albuquerque: consumo consciênte está na moda

 

A gente ouve tanto falar nesse assunto, mas o que podemos fazer para ajudar nossa comunidade verdadeiramente? Primeiro, entender o que é cada um desses conceitos. 

 

A moda sustentável questiona muito os resíduos que a indústria, principalmente de tecidos, larga no meio ambiente. Para se ter uma ideia, em 2015, o consumo da indústria têxtil chegou a aproximadamente 73 milhões de toneladas. A probabilidade é que esse número crescerá 4% a cada ano até 2025. Entretanto, por outro lado, somente 20% desses tecidos são reciclados anualmente em todo mundo. Uma quantidade muito baixa tendo em vista a grande produção. 

 

O que podemos fazer nesse sentido? Informação! Saber o que as marcas estão fazendo com seus resíduos, entender um pouco do sistema de produção e saber que temos o poder de escolha: comprar ou não é a nossa força, que vai fazer com que as fabricantes repensem seus modos de produzir.

 

E a moda consciente? Para mim, é ainda mais interessante, pois aqui exercemos bem nosso poder de escolha, além de mexer com estilo pessoal. Consumir menos é a grande sacada. Não existe nada mais fora de moda atualmente do que comprar demais! 

 

Praticar exercícios que já falei inúmeras vezes aqui na coluna - de conhecer seu estilo pessoal, pensar no seu branding e aprender a ter um armário consciente, com poucos e bons - faz com que você precise consumir menos, combine muito as peças entre si e, assim, force o mercado a se adequar a um futuro em que somos donas das nossas escolhas!

 

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 153 - janeiro de 2021

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - (51) 3722-9600