linda insta

Casa Linda Edição 100 - março de 2016

Paredes à mostra!


Revestimentos e texturas nas paredes possuem um apelo visual muito grande e podem causar sensações diferentes em cada espaço

 

Na hora de reformar a casa ou simplesmente mudar alguns detalhes para deixá-la mais com a cara da gente, mexer nas paredes é uma ótima opção. Existe uma infinidade de modelos que farão toda a diferença e podem dar uma boa repaginada sem gastar muito. “O efeito de revestimentos modernos e novas texturas resulta em um novo espaço, fugindo da monotonia da casa, tornando-o receptivo e proporcionando bem-estar aos moradores”. É o que diz a arquiteta e urbanista FERNANDA HOMRICH LIMA, 32, sendo nove anos de profissão.

Segundo a arquiteta, para não errar na escolha do revestimento na parede vale buscar um contraste entre ele e o local de aplicação. Se o que buscamos é um ambiente mais tranquilo e harmonioso é interessante trabalhar com contraste de textura e manter a mesma gama de cor do material e do ambiente. Já se quiser ousar mais podemos jogar com cores mais intensas e de gamas diferentes, criando mais contraste e destaque no local, fala Fernanda.

 




TEXTURA EFEITO CONCRETO COM TINTA - “A intenção neste apartamento foi destacar com solidez a única parede que divide a cozinha da sala, e para isso optei pela textura efeito concreto feita com tinta. Para que não se tornasse um elemento pesado apliquei em um trecho da parede um grande espelho, exatamente ao fundo do sofá, para destacá-lo e criar um efeito de profundidade no meio de toda a parede texturizada. Essa textura é uma boa indicação para quem quer dar um toque mais arrojado ao ambiente sem gastar muito ou criar volume nas paredes”.



MOSAICO DE MADEIRA, PAPEL DE PAREDE TEXTURIZADO E ESPELHO – “O painel da cabeceira ganhou destaque com este revestimento de mosaico de madeira, material já utilizado no piso para ‘aquecer’ o ambiente. Pensando nisso, foram escolhidas as cores do ambiente, sempre seguindo a gama dos tons terrosos e claros, para aumentarmos a sensação de amplitude no espaço. Na parede da porta de correr trabalhei com a ideia apenas da textura, mantendo a mesma gama de bege da tinta das paredes e aplicando um papel de parede texturizado. O terceiro material aplicado em parede foi o espelho para reforçar a ideia de amplitude do espaço, característica forte do uso deste elemento”.



Mais um exemplo de espaço para aplicar o mosaico de madeira é um lavabo. Ali, ele foi aplicado na parede atrás do vaso sanitário, pois é a parede oposta à porta de entrada do lavabo e a primeira a ser visualizada. Funcionou, então, como um fundo mais atrativo para quem está entrando no ambiente”.



REVESTIMENTO DE PAREDE COM PAINÉIS RIPADOS DE MADEIRA – “Aqui, o revestimento aplicado na parede para compor com o sofá escuro foi de painéis de madeira ripados em uma madeira bem clarinha, contrapondo ao colorido das almofadas despojadas. Os painéis também marcam as posições das mesas laterais e fazem fundo para os quadros de gravuras geométricas e molduras escuras”.



PAPEL DE PAREDE - “No dormitório de uma jovem moça, ela desejava algo que representasse um pouco do seu lado cheio de energia, mas que também não fosse algo que pudesse vir a enjoar logo. Foi então que escolhi este papel de parede, onde há mistura de tons femininos e neutros com o desenho clássico do listrado. Não esqueça de sempre procurar por papéis de parede com espessura mais encorpada, pois isso garante mais durabilidade ao material”.



REVESTIMENTO DE CONCRETO ARQUITETÔNICO - “Na linha dos revestimentos em alto relevo, coloquei este de concreto arquitetônico na cor branca para que ele se destacasse através da iluminação aliada fazendo um jogo de luz e sombra, valorizando a volumetria do material”.



TIJOLO DE DEMOLIÇÃO, AZULEJOS RETRÔ COLORIDOS E TEXTURA EFEITO CONCRETO COM TINTA - “No meio de tantos materiais contemporâneos, por que não quebrar esse ar moderno e pensar em uma parede com um efeito rústico? Esta foi a intenção deste projeto ao optar por uma parede toda revestida em tijolos de demolição. Para que se mantenha a leveza do ambiente procure usar este tipo de revestimento em paredes que se queira destacar algo específico - como neste exemplo, em que ele serve de painel para a TV.Mescle com materiais de cores claras, pois elas se encarregam de manter a atmosfera clean do ambiente”.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600