linda insta

Diário de viagem Edição 104 - julho de 2016

Márcia na Terra Santa


Um lugar inusitado e repleto de histórias, com belas paisagens e um entardecer que, segundo Márcia, parece brilhar como ouro. Assim é Jerusalém, capital de Israel. Localizada no Oriente Médio, ao longo da costa oriental do Mar Mediterrâneo, esta cidade emana energia. Em Jerusalém está a Via Dolorosa, que, de acordo com a tradição cristã, foi a rua onde Jesus Cristo carregou a cruz rumo ao Monte das Oliveiras.
A agente de viagens MÁRCIA WOLSKI, 50, esteve lá há quatro anos e relembra com a LINDA esta viagem encantadora.


Márcia no Monte das Oliveiras



Pascoa em Israel


“Quando estive lá coincidiu com a Páscoa cristã, o Pesach (Páscoa dos judeus), e presenciei a tradicional comemoração da passagem do povo judeu do Egito para Israel por 40 anos no deserto. Nesta época os judeus fazem limpeza nas casas e antes do início da festa principal eles removem todos os alimentos fermentados (chamados chametz) de seus lares e os queimam na sexta-feira. Isso é feito nas ruas, dentro de um tipo de papa-entulho”.


Gastronomia


“Se você vai a um restaurante com comida kosher (alimentos que obedecem à lei judaica), na chegada perguntam se vai comer derivados do leite ou da carne. Para cada opção tem um espaço reservado no local. Até os utensílios que são usados não podem ser os mesmos. Além disso, nas cozinhas têm duas pias, uma para derivados de carne e outra para leite. Não podem ser lavados juntos”.


Transporte

“É de primeiro mundo, com um metrô de superfície e táxis com preços justos”.


Imperdivel


“Não se pode deixar de experimentar as tradicionais comidas do Shuck, uma espécie de mercado público. Lá se encontra lojas que vendem tudo, muitas especiarias, e os preços são parecidos de um estabelecimento para o outro. A cara dos bares e restaurantes pode até não ser das melhores, mas a comida é divina”!




O Mar Morto tem esse nome devido à grande quantidade de sal nele contida. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só podem ser encontrados nesta região do mundo.




“A sensação que dá quando tomamos banho nele é que não vamos afundar. As indústrias transformaram os derivados do Mar Morto em produtos de beleza e metais, entre outros”



“Muro das Lamentações, lugar de muita fé!”




Mercado Shuck

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600