linda insta

Diário de viagem Edição 100 - março de 2016

Mariângela na NORUEGA


Por ser um dos lugares mais bonitos do mundo e com uma natureza deslumbrante, a empresária Mariângela Pontes, 53, incluiu a Noruega nos seus roteiros de viagens. “Os fiordes noruegueses, que são grandes braços de mar que entram montanhas rochosas adentro, são de beleza ímpar, pois do alto da montanha se avista glaciares, vegetação e mar. Não raro encontramos enormes transatlânticos entre as montanhas”, diz.

 

 

 

Glaciar Briksdal

 

 

Rio, a partir de degelo, no interior da Noruega



Povoados às margens do Fiorde Skjolden



Igreja típica de arquitetura viking no interior da Noruega



Conjunto de casas de madeira em Bengen, porta de entrada dos fiordes. Estas construções são tombadas pela Unesco como patrimônio da humanidade




Gastronomia

“Na Noruega se come carne de rena e de baleia. Eles dizem que as renas são criadas em grandes fazendas, mas não comi, pois parecia que iria deixar o Papai Noel sem transporte. Já as baleias, sem condições! Embora eles digam que esta espécie que eles caçam não tem risco de extinção, para nós não convence, vai contra qualquer princípio de ecologia. Lá se come muito bem, mas é caro, então, muitas vezes, ao invés de ir a um restaurante eu procurava um mercado e ia para a opção sanduíche. A Noruega é um dos destinos mais caros do mundo devido à sua alta renda per capita”.


O que tem de melhor para fazer?

“No inverno, esportes de neve, de todo tipo. No verão, andar nas montanhas, navegar nos fiordes, passear nos parques e assistir a espetáculos. Também respirar o ar puríssimo de lá, meditar e sentir a natureza”.


Engraçado


“As mulheres, em geral, têm o cabelo curtíssimo. Disseram-nos que é devido ao frio, pois fica mais prático para secar e não sua nas tocas, cachecóis, etc”.


Noruegueses

“É um povo loiro, alto, de olhos azuis, de origem viking e adora fazer trilhas e praticar esportes náuticos. A segurança é tão grande que nos surpreende. As pessoas deixam bolsas e celulares nos cestos das bicicletas (usam muito a bicicleta como meio transporte) e entram nas lojas despreocupadamente. Ninguém pega algo que não é seu”.



 

 

 

Viking é um termo para se referir aos exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos (escandinavos) que invadiram, exploraram e colonizaram grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600