linda insta

Diário de viagem Edição 77 - janeiro e fevereiro de 2014

RODRIGO NA SUÉCIA


Já imaginando encontrar muito frio e uma cultura diferente, o assessor de juiz de direito RODRIGO FRANCO DE CARVALHO, 25, aproveitou uma oportunidade oferecida pelo Rotary Internacional para estudar durante um tempo na Suécia. Ficou por seis meses em Strängnäs e trouxe de volta na bagagem não só lembranças, mas muitas experiências de vida. Rodrigo viajou em janeiro de 2006 e retornou em dezembro do mesmo ano.




 

 

 

 

 

Em Astol

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Estocolmo, capital da Suécia



Parlamento, em Estocolmo



Estação de Ski Lofsdalen



Ilha Astol, que fica próximo a Gotemburgo





SUECOS – Eles são bem mais frios do que os brasileiros. Não se abrem facilmente, são reservados e procuram não se meter na vida alheia. São muito educados e, quando se consegue a amizade deles, o laço se torna forte.

ALIMENTAÇÃO – Eles têm hábitos saudáveis e consomem muitas verduras e legumes. Batatas são o acompanhamento típico, como nosso arroz. Não consomem muita carne vermelha e o cardápio é bem balanceado.

ESTUDO –
O ensino médio que eu frequentei foi bem direcionado à vocação pessoal. Na minha escola era possível escolher entre três programas: ciências exatas, ciências sociais ou economia. Desde cedo, já há foco nas matérias que serão necessárias para o crescimento profissional.

O MAIS ESPECIAL –
Senso de coletividade. Ele parece que é intrínseco à pessoa, que faz as coisas visando um bem comum. As regras são obedecidas por todos, de maneira muito organizada. É um país onde tudo funciona.

SAIA JUSTA –
Falar sueco sem saber nada é quase impossível. Então, dá para imaginar várias saias justas por causa da língua, principalmente no início, quando eu ia sair sozinho para fazer algo ou comprar alguma coisa e ensaiava um diálogo para uma situação e, óbvio, acontecia tudo diferente do previsto. Minha sorte é que se fala muito em inglês por lá.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600