linda insta

Diário de viagem Edição 71 - julho de 2013

Natalia em Blacksburg, Virginia (EUA)


IDA: DEZEMBRO/2011
VOLTA: JUNHO/2012


Natalia Porto Bartmann, 24, é estudante de Engenharia Civil na UFSM e recentemente passou por uma experiência de intercâmbio nos Estados Unidos.  Lá, ela estudou um semestre do seu curso numa universidade americana e superou todas as expectativas que tinha. “Achei a cidade extremamente limpa e organizada, as salas de aula muito bem equipadas e os professores todos muito dispostos a ajudar”, conta.



O Central Park, em Nova Iorque, coberto de neve





VIAGENS –
“A cidade grande mais próxima de lá é Washington DC, que fica a 430 quilômetros de distância. É uma cidade linda, com muitos museus e pontos históricos”.


OS AMERICANOS – “A maioria dos americanos ainda tem aquela ideia de que brasileiro tem que ser negro e morar na beira da praia, então foi um grande choque quando me conheceram. Eles ficam muito surpresos e fazem muitas perguntas. Muitos acham que falamos espanhol aqui. Mas foram todos sempre muito educados e interessados em conhecer uma nova cultura”.


CULTURA –
“Achei interessante que eles fazem tudo de acordo com as regras e não tentam burlar o sistema de forma alguma, principalmente dentro da universidade. Em relação aos esportes, são tão fanáticos quanto os brasileiros, só que pelo futebol americano”.


ESTUDOS – “Eles são muito rígidos e tinha trabalhos semanais para entregar e, às vezes, apresentar. As notas eram uma soma de tudo o que era feito ao longo do semestre, por isso os alunos estavam em tempo integral engajados na universidade”.


O QUE TEM DE MAIS ESPECIAL LÁ? – “O fato de a cidade ser universitária a torna muito especial. A rotina de vida é outra. Sempre tinha algum evento envolvendo os jovens e todos praticavam esportes. Achei o clima e o convívio com as pessoas uma experiência única”.





Momento de descontração em São Francisco com as amigas Julia Amann, da Áustria, e Laura Zini, da Itália



Curtindo a paisagem encantadora de Nassau, Bahamas



Praia em Freeport, Bahamas








EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600