linda insta

Bela & Saudável Edição 105 - agosto de 2016

Ai como dói!


Espinhas internas são doloridas e podem deixar marcas, mas tem como tratá-las e amenizá-las

Aquele rosto todo “pintadinho” de espinhas não agrada ninguém e é um incômodo enorme para quem tem, afetando inclusive a autoestima. Se externas elas já são um problema, quando são internas ficam piores ainda, podendo deixar marcas permanentes e causar muita dor.
Estas mais graves, também chamadas de acnes nódulo-císticas, atingem 56,4% dos brasileiros, segundo dados de 2015 da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Não existe como evitar o aparecimento da acne interna, mas sim tratá-la precocemente para evitar manchas e cicatrizes”, é o que diz a dermatologista Paula Dobrinski Zanchet Rizzatti, 31, tendo sete anos de atuação.



“É possível minimizar as espinhas e, em alguns casos, reverter as marcas deixadas por elas”. Paula Rizzatti



O que é acne?

É uma doença multifatorial que se apresenta em vários estágios, mas no caso da interna, a atenção e os cuidados precisam ser redobrados. Segundo a dermatologista Paula, os hormônios sexuais que começam a ser produzidos na adolescência são os principais responsáveis pelo desencadeamento da acne em pessoas geneticamente predispostas devido à produção em excesso das glândulas sebáceas. Nessas glândulas pode ocorrer a retenção de sebo formando um cisto (acne interna) também colonizado por uma bactéria responsável pela inflamação. “Por isso ela costuma ser avermelhada e dolorida”, justifica.


Como tratar?

De acordo com Paula, a acne interna pode ser tratada com antibióticos via oral. Para o tratamento das cicatrizes, os métodos mais utilizados são os peelings químicos, resurfacing com laser (principalmente laser fracionado de CO2) e preenchimento cutâneo, além de algumas técnicas cirúrgicas, como elevação das cicatrizes, excisão e sutura e subcisão. “O tratamento hormonal (com anticoncepcionais orais) é sempre útil para as mulheres, desde que não existam contraindicações. Medicamentos tópicos também podem ser indicados como adjuvantes”, salienta. Existem vários tratamentos que podem ser utilizados para a correção das cicatrizes ou “furos” de acne, mas Paula diz que a indicação desses depende de cada caso. “Em uma mesma pessoa pode ser necessária a utilização de mais de um método para se obter um melhor resultado”, destaca.

 
DICAS da dermatologista

. Não esprema espinhas internas, pois podem provocar cicatrizes

. Higienize e proteja a pele com sabonete e protetor solar adequados

. Para amenizar as espinhas internas, calor local, vapor e esfoliação semanal da pele podem ser úteis
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600