linda insta

Bela & Saudável Edição 103 - junho de 2016

Lanches fitness: será mesmo saudável?


Nem tudo que é rotulado como saudável é realmente uma boa opção

 

Não quer engordar e come biscoitos achando que está fazendo certo? Você sabia que um pacote de biscoito integral dá no mesmo que comer uma barra de chocolate ou que tem mais açúcar e sódio que um biscoito recheado? Essas informações que circulam pelas redes sociais foram confirmadas pela nutricionista Denise Carvalho Caspani, 53, sendo 26 anos de profissão.

Com o aumento do interesse por uma alimentação saudável, cada vez mais produtos são lançados com o apelo fit, integral, rico em fibras, entre outros. “O que as empresas querem mesmo é vender”, revela Denise. A legislação para rotulagem e publicidade dos alimentos no Brasil, segundo a nutricionista, é muito branda, embora estejamos evoluindo nesse sentido. “Muito já se avançou, mas ainda temos um longo caminho a percorrer.  É sempre importante olhar o rótulo e estar bem informado sobre o que realmente é saudável”, esclarece.


Existem muitas opções que parecem ideais, mas na realidade não são, alerta a nutricionista



Tome nota

. Um pacote de biscoito integral BelVita (30 gramas) contém 19 gramas de açúcar, o equivalente a seis colheres de chá.

. Um pacote de Club Social integral tem em média 203 miligramas de sódio e mais gorduras totais que uma barra de chocolate Chokito.

. Um pacote de biscoito integral Nesfit é formado por 70% de açúcares (14 colheres de sopa) e 85 miligramas de sódio, mais que um biscoito recheado Bono.



O QUE É LANCHE FITNESS?


É uma palavra de origem inglesa que significa estar em boa forma física. Segundo a profissional, o termo é normalmente associado à prática de exercícios e se refere ao bom condicionamento físico e ao bem-estar. Tornou-se uma expressão bem popular, podendo ser usada também para roupas, alimentação, acessórios, etc. No entanto, Denise ressalta que essa expressão também vem sendo erroneamente usada para falar de alimentos saudáveis e de baixo teor calórico. “Lanche fitness deveria ser um lanche que proporcione bom rendimento, oferecendo os nutrientes necessários”, salienta.



2 PERGUNTAS PARA DENISE

Quais alimentos substituem os lanches fitness?

Em caso de atividade física, antes e depois devem ser feitas refeições leves, mas que contenham proteínas (alimentos de origem animal) e carboidratos (cereais, tubérculos, raízes e frutas). Fora da atividade física, o que se recomenda são as frutas, em quantidades pequenas, preferindo usar a fruta ao suco (este concentra alto teor de frutose, sacarose e glicose, que são açúcares presentes nas frutas).

Quais alimentos são recomendados para uma dieta saudável? 

A preferência deve ser sempre pelos alimentos in natura. Quanto menos alimentos processados (conservas de alimentos em salmoura ou solução de água e vinagre, frutas preservadas em açúcar em calda ou em pasta, carnes e peixes acondicionados em sal ou óleo, pães e queijos) e ultraprocessados (refrigerantes, biscoitos recheados, suco em pó, embutidos, produtos congelados prontos para aquecer, sopa em pó, mistura para bolos, bebidas energéticas, etc) melhor.
 

 

 

 

“Jamais use um suplemento alimentar sem orientação médica ou de nutricionista, pois os danos podem ser irreversíveis. Alguns órgãos, como fígado, coração e rins, podem ser danificados para sempre”. Denise
 

 

 

 

 

GABRIEL RODRIGUES







EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600