linda insta

Bela & Saudável Edição 102 - maio de 2016

BOTOX não só para estética


A toxina botulínica é uma grande aliada contra dores de cabeça e bruxismo

Muito além da estética, a toxina botulínica (botox) tem inúmeras funções dentro da odontologia. Sendo aplicada por um cirurgião-dentista, ela é capaz de diminuir o sorriso gengival (que é quando a gengiva acima dos dentes superiores aparece muito no ato de sorrir) e dores de cabeça causadas nos músculos responsáveis pela mastigação, por exemplo. Para entender melhor, LINDA conversou com o cirurgião-dentista Felipe Pohlmann, 32, sendo oito anos de profissão. Ele é especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial e habilitado em Toxina Botulínica e Preenchimento Orofacial.


O cirurgião-dentista Felipe atualmente mora em Canela, onde tem um consultório, e uma vez por mês atende em Cachoeira do Sul, no Espaço Espelho Mágico


O que é o botox?
“É um medicamento injetável que gera relaxamento e paralisação parcial do músculo desejado. A toxina botulínica está indicada para eliminar ou amenizar temporariamente as rugas em torno dos olhos, os ‘pés de galinha’ e as rugas entre as sobrancelhas. Também para marcas de expressão que surgem com a movimentação dos músculos da face (sorriso, preocupação, ansiedade)”.


Como o botox é utilizado na odontologia?
“Ele serve para diminuir o sorriso gengival e dar alívio à sintomatologia dolorosa das disfunções temporomandibulares, ou seja, quando o paciente tem dificuldade na mastigação de determinados alimentos, escuta barulhos de estalar na hora de abrir e fechar a boca, tem bruxismo (ranger noturno dos dentes) e quando aperta muito uns dentes contra os outros.


O resultado é na hora?
“Não. O efeito começa a ser observado em três ou quatro dias, mas o resultado final aparece mesmo depois de uma ou duas semanas, dependendo do paciente. O resultado depende da quantidade de substância usada, da forma de aplicação e da resposta individual de cada paciente. As estatísticas apontam para uma média de seis a oito meses de durabilidade do botox. De qualquer forma, não recomendo mais de duas aplicações por ano”.


O botox faz o mesmo efeito que as placas noturnas para o bruxismo?
“Sim, porém tem vantagens. Quando a substância é injetada num dos músculos da face a tensão diminui de maneira que não há força suficiente para provocar o atrito entre os dentes, causando o desgaste ou a fadiga dos músculos da mastigação, uma das situações responsáveis pelas dores orofaciais. A excelente vantagem em relação ao tratamento tradicional é que, diferentemente das placas noturnas, que podem gerar desconforto ao descanso do paciente, a toxina não causa incômodo”.


Podemos perder a “expressão” do rosto ou ter a impressão dela estar “congelada” com o botox?
“Mal utilizada, a toxina botulínica pode comprometer a expressão facial de uma pessoa. Dependendo do ângulo da sobrancelha, do peso da pálpebra e do formato do olho, ela fica sem as rugas, mas também sem movimento facial algum. Por isso quanto mais natural mais bonito fica. Além de levar em conta o formato do rosto do paciente e a adequação da terapia, o profissional deve conhecer muito bem a anatomia muscular do rosto e as zonas de perigo, como são chamadas as regiões de risco para aplicação do botox.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600