linda insta

Bela & Saudável Edição 101 - abril de 2016

Velha é a vovozinha: os idosos ontem e hoje


Mulheres e homens da terceira idade recorrem às clínicas dermatológicas para preservar a aparência

Se antes os idosos tinham um perfil mais caseiro ou se dedicavam a maior parte do tempo aos netos, hoje eles não descuidam da beleza. Todos esses cuidados com a aparência não se restringem somente aos jovens. Os tratamentos estéticos entraram de vez para a lista de consumo dos idosos. A dermatologista Paula Dobrinski Zanchet Rizzatti, 31, com sete anos de atuação, diz que o idoso valoriza cada vez mais a aparência e o bem-estar, refletindo a sociedade em que vive. Segundo ela, as mulheres, em qualquer idade, se preocupam muito mais com a imagem do que os homens por uma questão de vaidade. “No entanto, é crescente a procura masculina por tratamentos estéticos, inclusive na terceira idade”, aponta.

Paula afirma que a tecnologia permitiu a criação e o aprimoramento de muitos aliados para uma pele mais jovem tanto no campo dos aparelhos (lasers, luz intensa pulsada e radiofrequência) como na área dos dermocosméticos, preenchedores e técnicas cirúrgicas. A dermatologista assegura que a preocupação com o cuidado da pele contribui para levantar a autoestima e proporcionar mais qualidade de vida. “As pessoas estão vivendo mais, e com o passar do tempo a pele exige mais cuidados”, ressalta.

O valor de cada procedimento varia muito, principalmente laser e luz pulsada. “Tem que avaliar cada caso. Depende da queixa, área a ser tratada, tipo de pele e número de sessões”, explica. A dor também é subjetiva. “Depende da finalidade do tratamento, área a ser tratada, tipo de pele e sensibilidade de cada paciente”, conta. Segundo a dermatologista, a aplicação da toxina botulínica causa um leve desconforto.



“A vaidade e a busca pela beleza deixaram de fazer parte apenas da juventude”, afirma Paula



6 fatores que envelhecem a pele

1 Exposição aos raios solares

2 Tabagismo

3 Álcool

4 Dieta desequilibrada

5 Poluição

6 Clima frio


Fonte: Paula Rizzatti




CURIOSIDADE


Estima-se que em 2025 o Brasil terá uma das maiores populações mundiais de terceira idade.



“O laser e a luz pulsada são feitos em sessões mensais que variam de uma a oito e os efeitos após essas sessões podem manter-se por vários anos. O efeito da toxina botulínica para rejuvenescimento na face dura em torno de seis meses”.
PAULA


GABRIEL RODRIGUES
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600