linda insta

Bela & Saudável Edição 100 - março de 2016

Sensibilidade nos dentes? LONGE DE MIM!


Bons hábitos de higiene bucal podem evitar a retração gengival, que causa sensibilidade nos dentes

 

Comeu um sorvete ou tomou algo gelado e sentiu aquele arrepio no dente? Isso dói! Esta sensibilidade pode ser um sinal de retração gengival e dependendo do local pode também afetar a harmonia do sorriso e a autoestima da pessoa. Mas o que é isso?
LINDA conversou com os cirurgiões-dentistas Henrique da Cunha Muñoz, 26, e Rodolfo Cassol, 28, ambos com cinco anos de profissão, para entender melhor e saber como prevenir esta retração.



O QUE É RETRAÇÃO GENGIVAL?
“É quando a gengiva tem um deslocamento, deixando uma parte da raiz do dente exposta ou com até múltiplas exposições. Quanto maior ou mais extensa for cada exposição mais difícil será sua resolução e maior será a sensibilidade no local”.

O QUE CAUSA A RETRAÇÃO GENGIVAL?“Existem vários fatores que podem causar retração gengival, entre eles estão cremes dentais abrasivos, escova dental com cerdas duras, maus hábitos de higiene oral, mau posicionamento dentário, cigarro e o fumo, restaurações mal adaptadas e doença periodontal.”

COMO DEVE SER A ESCOVAÇÃO DOS DENTES PARA EVITAR A RETRAÇÃO?
“Com o passar dos anos é normal uma leve retração gengival em alguns dentes, isto é fisiológico. Fora isto, deve-se tomar cuidado com força e movimentos agressivos durante a escovação. Sempre recomendamos utilizar escovas com tamanho ideal e cerdas macias. Também fazer movimentos suaves e na direção correta durante a higienização dos dentes”.

COMO É O TRATAMENTO?

“Existem vários tipos de tratamento, como, por exemplo, a fluorterapia, o recobrimento da raiz por meio de restaurações ou por cirurgias periodontais, a laserterapia e o preenchimento com ácido hialurônico, entre outros”.



 

 

Evite alimentos e bebidas ácidas, pois ajudam a aumentar essa sensação de sensibilidade. A médio e longo prazo pode haver aparecimento de cáries - devido à dificuldade de higienização e à permeabilidade da raiz - ou até mesmo necessidade de realizar um tratamento de canal.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600