linda insta

Bela & Saudável Edição 89 - março de 2015

Faça chuva ou faça SOL!


Não é porque o verão está se despedindo que o filtro solar deve ser esquecido na gaveta

Basta o verão se aproximar e o filtro solar entra em foco. Se o sol será aproveitado na praia ou piscina, então ele vira companheiro inseparável. Porém, passados os dias de calor intenso, os cuidados costumam ser deixados de lado. O sol já não está tão forte, a maioria pensa. Entretanto, durante o ano inteiro o rosto está à mostra e deve ter atenção especial. É o que afirma a dermatologista Milene Ilkiv Carrion, 31, sendo seis anos de profissão. “Deixar a pele exposta ao sol sem proteção solar causa envelhecimento precoce e é um dos motivos que podem causar o câncer de pele”, explica ela, que responde as dúvidas mais frequentes quanto ao uso do filtro.



Devo usar proteção solar também no inverno e em dias de chuva?

“Os cuidados devem ser os mesmos tanto no inverno quanto no verão. Só não há radiação ultravioleta à noite, portanto, mesmo em dia com chuva ou nublado deve-se aplicar o protetor solar”.


Quanto tempo dura um protetor no rosto?
“Independentemente da marca ou do fator de proteção, a duração é de aproximadamente duas horas”.


Devo aplicar o filtro antes ou depois do creme hidratante?

“O filtro solar é aplicado por último, após o creme e antes da maquiagem”.


A maquiagem não tira o filtro?

A maquiagem não tira a proteção do filtro solar, ela até funciona como um filtro físico, protegendo contra a luz visível”.


Se o filtro dura duas horas e passo o dia na rua, como reaplicá-lo sem borrar a maquiagem?
“Existe protetor solar em forma de base e pó compacto, que são interessantes para quem está sempre maquiada. Também existe o pó compacto translúcido, sem pigmento, para quem não gosta de maquiagem, mas quer um efeito matificante, com redução da oleosidade. São opções fáceis de aplicar”.


Qual o fator mínimo de protetor devo usar?

“O fator de proteção mínimo é FPS 30. Pacientes com melasma (manchas acastanhadas na face), história de câncer de pele ou lesões pré-malignas relacionadas ao sol devem aplicar um FPS mais alto.


O que vai acontecer com meu rosto se eu não usar e reaplicar o filtro durante o dia?
“Não usar protetor solar levará ao fotoenvelhecimento cutâneo, manchas relacionadas ao sol e a um risco maior de lesões pré-malignas e câncer de pele.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600