linda insta

Bela & Saudável Edição 85 - outubro de 2014

A DIETA DA VEZ


Eliminar glúten e lactose é vista como a nova forma de perder peso. Descubra se funciona!

Para quem quer perder peso, sempre tem alguma novidade. Óleo de coco, semente de chia, dieta da proteína, água com gengibre ou outro protagonista da vez. Agora se fala muito em tirar o glúten e a lactose do cardápio. LINDA conversou com a nutricionista Jociele Domingues, 24, sendo dois anos de profissão, para entender melhor como funciona esta dieta.

 





Glúten e lactose


O glúten é uma proteína vegetal presente em quase todos os alimentos com trigo, aveia, centeio, cevada e malte e em todos os produtos que utilizam um desses ingredientes no seu preparo, como pães, pizzas, massas, biscoitos, bolos e até na cerveja. Já a lactose é o açúcar natural contido no leite de vaca e seus derivados, como leite condensado, iogurte, sorvetes e maionese.

 

 

Faz bem?


Sem o diagnóstico de doença celíaca ou intolerância à lactose, essa dieta é desnecessária, principalmente porque excluindo os produtos lácteos é prejudicada a ingestão de cálcio, que previne obesidade, osteoporose e hipertensão arterial. Além do cálcio, os produtos lácteos são importantes fontes de fósforo, potássio, magnésio, zinco e vitamina B2.

 

 

Cortar ou não cortar


O glúten e a lactose não são calóricos, porém fazem parte da composição de alimentos ricos em calorias. Ao fazer substituições por produtos sem glúten e sem lactose é possível emagrecer por diminuir o consumo calórico. Mas é preciso atenção. Na onda dos alimentos sem glúten, a tapioca, por exemplo, ganhou o gosto dos gaúchos, porém possui índice glicêmico alto, o que contribui para o acúmulo de gordura.

 

 

Substituto à altura


Para o glúten: arroz, farinha de arroz, macarrão de arroz, milho, farinha de milho, batata-inglesa, mandioca, farinha de mandioca, quinoa, soja e amaranto.
Para a lactose: leite de soja, leite de aveia,  iogurte sem lactose e queijos com teor baixo em lactose, como camembert e roquefort.

 

 

Palavra de profissional


A dieta sem glúten e sem lactose não deve ser prescrita indiscriminadamente. Essas substâncias devem ser eliminadas somente quando ocorrer o diagnóstico clínico de doença celíaca, dermatite herpetiforme, alergia ou sensibilidade ao glúten ou intolerância à lactose.

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600