linda insta

Bela & Saudável Edição 77 - janeiro e fevereiro de 2014

De olho nas lentes de contato


Alternativa para quem não gosta de óculos, elas precisam de cuidados para não prejudicarem a visão

 

Discretas, elas têm o poder de corrigir distorções na visão sem que seja necessário o uso de óculos de grau. As lentes de contato seriam 100% boas se não fosse por um detalhe: quando há negligência em seus cuidados, elas podem colocar em risco a saúde dos olhos. A boa notícia é que, de acordo com o oftalmologista Rodrigo Carrion, 32, sendo 5 de profissão, pequenos cuidados livram desse problema.



Água, seja ela da torneira ou comprada, quando usada para limpeza e armazenamento das lentes, é fator de risco para infecções oculares. USE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS ESPECÍFICOS.

 


Sempre que for colocar a lente, LIMPE-A CORRETAMENTE. Para isso, faça uma leve fricção contra a palma da mão para remover impurezas que podem lesar o olho. Além disso, quando for manusear as lentes, esteja com as mãos limpas, para não levar germes para o olho. Toda infecção gerada pela lente pode ser grave.

 


Os ESTOJOS DE ARMAZENAMENTO DEVEM SER MANTIDOS LIMPOS e trocados periodicamente. É aconselhável colocar para ferver por 30 minutos, uma vez por semana, e deixar secar bem antes de voltar a usar.

 


É UM ERRO NÃO TIRÁ-LAS PARA DORMIR, pois há risco de infecção ocular. Durante a noite, a lubrificação do olho diminui e não há troca da lágrima. A lente resseca muito e, como não há renovação e limpeza da lágrima, pode proliferar germes. Alguns oftalmologistas sugerem dormir alguns dias na semana; não está errado e inclusive é incentivado por especialistas respeitados, porém, em artigos científicos, é um fator de risco claro para infecção ocular.

 


ATENÇÃO AO TEMPO DE USO DA LENTE. Cada fabricante estipula sua validade. Passado isso, elas se deterioram, diminuindo a qualidade, gerando microfissuras ou virando depósitos de impurezas, o que pode machucar ou carregar germes para os olhos.

 


Mesmo que esteja muito bem adaptado ao uso de lentes, CONSULTE PERIODICAMENTE UM OFTALMOLOGISTA. O olho de um usuário de lentes pode ficar menos sensível e, por isso, microlesões podem nem serem sentidas.

 

 

 

"O grau da lente de contato, muitas vezes, não é igual ao dos óculos. Elas obedecem algumas regras bem definidas para a adaptação."
Rodrigo Carrion







EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600