linda insta

Faça você Edição 57 - abril de 2012

Barrado de toalha com frivolité


Com esse bordado que imita a renda é possível fazer peças sofisticadas

O técnico em telecomunicações aposentado Derli Lopes de Siqueira, 58, aprendeu há quatro anos a técnica do frivolité com sua mãe. Ele nunca se dedicou a outros trabalhos manuais, mas desde muito jovem aprendeu a fazer barras em calças e pregar botões. “Como sempre fiz algo ligado à costura e como o meu trabalho também era bem minucioso, não foi tão difícil aprender o frivolité”, conta Derli, que classifica o trabalho como difícil, mas acredita que quem já faz algum tipo de bordado terá mais facilidade.


“Esse barrado pode ser colocado em toalhas de banho e rosto, trilhos de mesa”, Derli Lopes de Siqueira





MATERIAL


. Linha mercer - chochet número 20
. Navete
. Tesoura
. Cola para pano
. Agulha de crochê



PASSO A PASSO



PASSO 1

Encha a navete com a linha, como se fosse enrolar um carretel.

















PASSO 2

Prenda a linha entre o polegar e o indicador. Faça uma laçada por cima da mão e coloque a navete de baixo para cima. Puxe a linha e segure o ponto. Passe a linha para baixo, por dentro dos dedos, e traga a navete para baixo. Repita esses passos quatro vezes.




PASSO 3

Para fazer o picô (folga), deixe um espaço de 0,5cm. Depois do pico, faça mais três pontos (passo 2) e outro picô. Faça mais quatro pontos.



PASSO 4

Puxe a linha na navete até que forme uma flor.



PASSO 5

Deixe um espaço de 0,5cm, faça quatro pontos, um picô, quatro pontos e deixe um espaço de 0,5cm. Depois do espaço, faça mais quatro pontos.



PASSO 6
Passe a linha que está no dedo por dentro do pico com a ajuda de uma agulha de crochê.



PASSO 7

Faça duas laçadas para o lado esquerdo e dois meio ponto por cima. Faça três pontos e um picô. Mais três pontos e outro picô. Depois, faça mais quatro pontos.



PASSO 8
Segure firme o ponto e deixe correr a linha. Deixe 0,5cm de folga e faça mais quatro pontos. Com a agulha, deixe um espaço para passar a navete. Faça dois meios pontos para o mesmo lado e por cima. Faça mais três pontos, um picô, depois mais três pontos.



PASSO 9
Faça outro picô e quatro pontos. Segure firme e puxe a linha. Volte para o passo 1 e faça tudo de novo. No final da pontilha, faça dois nós e corte a linha. Coloque um pouco de cola para não desfiar.





PREÇO DE CUSTO

R$10,00
 
PREÇO SUGERIDO DE VENDA

R$ 30,00





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600