linda insta

Do amor ao sexo Edição 124 - maio de 2018

Não estrague o CLIMA

» Izabel Eilert (izabeleilert@terra.com.br)/psicóloga e terapeuta sexual


Quando se investe pouco no relacionamento sexual no clima erótico que um casal deve cuidar, o que era gostoso passa a ser desagradável. Então, é lógico que a tendência é passar a evitá-lo. É aí que os casais correm um grande risco de começarem a se afastar intimamente, evitarem partir para o sexo, espaçarem o tempo entre uma relação sexual e outra e acabam se afastando um do outro.

Aqui vão algumas situações que podem fazer com que o clima erótico se estrague:

 

DISPENSAR AS PRELIMINARES - Algumas vezes ter uma preliminar mais curta ou até não ter, tudo bem, mas isto não pode ser uma prática frequente.

TV NO QUARTO - Televisão no quarto para colocar um filme erótico, um filme pornô, até pode fazer parte do clima. Mas passando noticiário ou seja lá o que for e a pessoa ficar muito mais interessada no que está acontecendo na TV do que no jogo erótico faz com que o clima se quebre totalmente.

NÃO TER BEIJO NA BOCA DURANTE O SEXO - O beijo é algo que acontece entre homem e mulher como expressão de um desejo. O beijo é o início de toda preliminar erótica, e onde a intimidade se estabelece para iniciar o sexo. Se não existe beijo, já começou mal...

FALAR SOBRE OUTRO ASSUNTO DURANTE O “RALA E ROLA” - Se isto acontecer, pare tudo, porque a outra pessoa está completamente desconectada. É a prova de que o pensamento não está no sexo.

SÓ QUER TRANSAR NO ESCURO -
Enxergar o corpo um do outro: o estímulo visual é extremamente importante para o erótico/relação sexual. Se não gostar de ficar com a luz acesa, pode deixar um abajur ou mesmo uma luz indireta, mas o escuro total corta completamente o estímulo visual.

FALAR DO EX OU DE OUTRAS EXPERIÊNCIAS QUE FORAM MELHORES DURANTE O SEXO - É algo que pode ser muito desestimulante. A não ser que esse assunto faça parte de uma fantasia erótica para os dois, pode ser um perigo comentários deste tipo.

QUERER FAZER ALGO QUE O OUTRO NÃO GOSTA (FORÇAR A BARRA) - Sugerir mais uma vez algo que o outro não se entusiasmou em fazer, OK, vale a pena tentar. Mas ficar insistindo toda vez, pedindo que o outro faça “só um pouquinho”, “faz pra mim”, “o que que custa”..., pode ser algo que a pessoa pense apenas em fugir dali e nunca mais voltar. Respeite o desejo do outro e a limitação dele.

FAZER SEXO “BUFANDO”, POR OBRIGAÇÃO - Nada é mais desestimulante e até mesmo triste do que ver que está sozinho numa cena sexual ou que o parceiro está fazendo aquilo completamente contrariado. No sexo, o que é bom é ver o prazer dos dois acontecer.

SAIR LOGO DA CENA SEXUAL PARA SE “LAVAR” - Sair correndo da cena sexual logo após finalizar a relação pode dar a impressão de que a pessoa queira se livrar de algo, se limpar de algo. Muitas vezes essa sensação pode parecer que esse desejo seja de se livrar do parceiro. Espere uns minutinhos, relaxe, aproveite aquele momento em que tudo volta lentamente ao que era antes e depois, então, vá fazer a sua higiene pessoal.

SER O “EGOISTÃO/EGOISTONA” - Fazer tudo o que gosta, querer toda atenção para o seu prazer, movimentos, posições e tempo, que sejam bons apenas para si, sem se importar com o outro ou com o prazer do outro. Isso é muito desestimulante, porque uma vez ou duas OK fazer tudo pro outro, mas ser o padrão da relação sexual é de desistir mesmo.

É fácil perceber como são pequenas as coisas que podem cortar o clima sexual e também diminuir o desejo para que o sexo aconteça novamente.

Quando o sexo é bom dá vontade de repetir. Quando o sexo é ruim dá vontade de afastá-lo.

Para ter um sexo bom não precisa de grandes desempenhos ou climas eróticos, às vezes nem mesmo muito tempo. É necessário que o casal esteja atento um ao outro, conectado intimamente, emocionalmente, um com o outro e que seja respeitado o desejo do outro. São pequenos cuidados que podem trazer a manutenção da qualidade do sexo, da mesma maneira que são pequenos gestos que podem quebrar todo o clima erótico.


Psicóloga e terapeuta sexual
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600