linda insta

Do amor ao sexo Edição 92 - junho de 2015

As fases da RESPOSTA SEXUAL

» Izabel Eilert (izabeleilert@terra.com.br)/psicóloga e terapeuta sexual


Cada pessoa tem seu ritmo de excitação sexual: algumas se excitam rápido, outras nem tanto, umas demoram para chegar ao orgasmo, outras até sofrem por chegar rápido demais. Para compreender como tudo isso funciona, temos que entender o que são as fases da resposta sexualPara compreender como tudo isso funciona, temos que entender o que são as fases da resposta sexual.

Segundo o “Manual de diagnóstico e estatística de transtornos mentais”, o ciclo da resposta sexual humana é composto por quatro fases distintas, porém interligadas:
1. Desejo sexual
2. Excitação sexual
3. Orgasmo
4. Resolução

A primeira fase, do desejo, é a saída de um momento totalmente desligado de qualquer questão sexual para então “ligar” o corpo e a mente a algo sexual.

A segunda fase, da excitação ou platô, como o nome já indica, é quando o corpo encontra-se no topo ao que pode chegar em termos de excitação. Os músculos ficam rígidos, os batimentos cardíacos acelerados - a respiração também, os mamilos intumescidos, pênis ereto em 45 graus, lubrificação vaginal aumentada, enfim, tudo pronto para uma penetração.

A terceira fase é a do orgasmo, onde no homem a sensação de prazer intenso vem acompanhada da ejaculação e na mulher é somente a sensação de prazer intenso (mulher não libera líquido na hora do orgasmo e sim durante todo o processo anterior - que é a lubrificação vaginal). Pode vir acompanhado de espasmos musculares, algumas pessoas emitem sons e a vagina tem contrações (às vezes imperceptíveis para algumas mulheres) com uma sensação muito boa - que passa!

Entra então a quarta fase, que é o período da resolução, onde todo o corpo volta lentamente ao que era antes de entrar na situação sexual. Tudo volta ao normal: respiração, musculatura, batimentos cardíacos, ereção, distensão vaginal. Enfim, tudo volta ao que era antes, tudo se acalma...

Tanto homens como mulheres passam por estas fases, mas de maneiras diferentes. Portanto, é importante saber passar por cada uma delas, garantindo a qualidade do sexo.





“É importante saber passar por cada uma destas fases, garantindo a qualidade do sexo”.




Psicóloga e terapeuta sexual






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600