linda insta

Expresso Edição 120 - dezembro de 2017

Túnel do tempo


NÉLIA BAUMHARDT MOREIRA, 56, é secretária escolar com 27 anos de atuação, tendo exercido atividade na rede pública, na Escola Estadual de Ensino Médio Vital Brasil e no Colégio Diva Costa Fachin, por 25 anos. Bacharel em ciências contábeis (Faceca) e técnica em enfermagem pela Escola HCB, Nélia chegou a morar no município de Rio Pardo e retornou a Cachoeira do Sul, onde fixou residência há 40 anos, assumindo a secretaria escolar do Colégio Marista Roque há 19. Veja alguns de seus momentos mais marcantes:




Nélia hoje




Com 1 ano de idade



Formatura de técnico em enfermagem, aos 17 anos




Aos 26 anos, na graduação de Ciências Contábeis



Com a equipe diretiva do Colégio Diva, aos 50 anos

 


Com a família, aos 53 anos. Ao lado, os sobrinhos Guilherme e Gabrielle Moreira, o cunhado Reni e a irmã Vani Belmonte



Em evento no Colégio Marista Roque junto dos colegas, com 55 anos






CASA MENTA
POR RENATA STREIT


Renata Streit é arquiteta de Cachoeira do Sul e criadora da plataforma de decoração Casa Menta. Visite o site www.renatastreit.com.br e fique por dentro das novidades na área!

   

 

 


Ultimamente, é muito comum fechar a sacada dos apartamentos, não é mesmo? Aproveitar o espaço para criar ambientes integrados e melhor aproveitados ao estilo de vida dos moradores tem sido uma alternativa muito comum para quem optou por abrir mão de uma área externa no apartamento. Mas como tornar a sacada um espaço bem aproveitado sem necessariamente precisar fechá-la? A minha dica é criar recantos aconchegantes onde você possa aproveitar o que uma área externa tem de melhor: o sol, a brisa e a vista (quando se tem, é claro)! Para isso, abuse de bancos, almofadas, folhagens em vasos e cobertos! Claro que há a necessidade de se tirar as decorações em dias de chuva, então evite peças que deem muito trabalho ou que custem um alto investimento!





Por onde ANDA Caren Dal Forno


Formada em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2002, Caren Vanessa Janner Dal Forno, 39, atua na área de medicina estética há oito anos, com pós-graduação de dois anos neste ramo. Foi broto princesa de Cachoeira do Sul, Miss Manaus e segunda colocada no Musa do Sol. Filha de Neri e Cidônia Dal Forno, Caren saiu de Cachoeira aos 16 anos de idade e hoje encontra-se em Porto Alegre. “Atendo pacientes de muitos estados do Brasil e de fora do país também! Isso faz valer a pena todo esforço que faço e o tempo que dedico exclusivamente ao meu trabalho. Amo o que faço e com isso uni as duas coisas que gosto: medicina e beleza”, conta a mãe de Valentina, 5. “Cachoeira está em minha memória como uma das melhores fases de minha vida, onde fiz grandes amizades que perpetuam até hoje. Vou frequentemente à cidade visitar meus pais que aí residem”, fala Caren, que planeja atender mensalmente no município trazendo o que há de mais moderno e atualizado no mercado.



 

 

 

 

MEUS ENDEREÇOS

CÁTIA DE SOUZA SALEH NETTO
37, médica otorrinolaringologista


Gastronomia:
El Fogon, Yakusoku Cozinha Oriental, Tele Sushi Hikari
Moda: San Marco Moda Feminina e butique Inttimação
Viagem: Nova Iorque e Houston (EUA)
Lazer: Sociedade Rio Branco e Viveiro Cultural
Descanso: Na minha casa e na praia

SULFOTO






Pergunte ao ESPECIALISTA

Mara Lucia Madrid Sartoretto

Pedagoga, diretora da Assistiva Tecnologia e Educação em Porto Alegre e especialista em educação infantil e capacitação em tecnologia assistiva, 67 anos de idade e 27 de atuação na educação especial

Quais são os desafios da educação inclusiva no Brasil?
“Muitos são os desafios da educação inclusiva não somente no Brasil, mas em qualquer país. Vivenciar este tema na escola é garantir um direito que contribui para desfazer as fronteiras que separam os alunos em ‘normais’ e ‘especiais’. A educação inclusiva nada mais é do que a oferta de uma escola de qualidade para todas as crianças, porque todas são diferentes. Significa romper com a visão fatalista segundo a qual as pessoas com deficiência são consideradas incapazes, improdutivas ou inválidas e assumir o compromisso de investir na formação específica para atuação nas salas de recursos, na valorização dos professores e demais profissionais que atendem a criança e na oferta dos recursos de tecnologia assistiva necessários para as escolas, além de eleger gestores engajados e comprometidos com esta causa. A deficiência não está nas pessoas, mas nos ambientes dentro e fora da escola. Isto requer o compromisso de colocarmos em prática as políticas de educação inclusiva vigentes no país através de uma gestão em nível municipal, estadual e federal comprometida com formação humana e cidadã de todos os alunos”.


 

 

Sagitário
De 22/11 a 21/12

Thaís Cavalheiro da Silva

Auxiliar administrativo e estudante de Design de Moda nascida em 16 de dezembro de 1993

“Tenho muitas características em comum com meu signo, sendo uma pessoa que ama aventura, otimista, animada, sempre à procura da verdade e que gosta de sentir-se livre. Possuo uma paixão por esportes ao ar livre, como, por exemplo, trilhas, escalar montanhas e andar de caiaque. Tenho um espírito aventureiro, que ama viajar. Sou apaixonada pela natureza, um tanto exagerada e gosto de tudo que é diferente”.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600