linda insta

Beleza EDIÇÃO 47 - MAIO 2011

Espelho meu!


Buscar a beleza é natural, entretanto há muitas receitas que nunca irão levar a lugar algum

Quando o assunto é beleza e estética não existem limites para a criação de receitas que prometem verdadeiros milagres. Entretanto, muitos desses truques de domínio popular – e que sobrevivem há anos como verdades absolutas – não passam de grandes mitos. Enquanto outros, que pareciam mais absurdos, funcionam na prática sim. LINDA buscou as receitas mais populares e desvenda o que é verdade e o que é mito com a ajuda da manicure Thaís Silva, 34 anos de idade, 10 de profissão, e da cabeleireira Virgínia Rodrigues, 23 anos de idade, 4 de profissão.

 

 

 

 

 

 

 

 


MENTIRA

Anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer

É comum ouvirmos que colocar anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer, entretanto, essa tática é pura lenda. Essa ideia é baseada na tese de que a progesterona dos anticoncepcionais bloquearia a ação da testosterona, o hormônio masculino que também está presente no organismo feminino e é responsável pela queda e pelo afinamento dos cabelos. Mas isso não ocorre na prática porque a pílula não consegue ser absorvida pelo couro cabeludo.


VERDADE

Retirar a cutícula faz com que ela cresça mais


Quando se retira a cutícula, também se gera uma agressão. Todas as agressões à pele causam engrossamento da região. A cutícula funciona da mesma maneira: quanto mais se retira com alicate, mais o organismo produzirá, porque entenderá que área precisa de proteção.



VERDADE

Óleo de amêndoas previne as estrias


Ele é altamente hidratante o que ajuda na elasticidade da pele evitando rupturas no tecido que causam os riscos brancos e vermelhos indesejáveis.


VERDADE

Unhas não devem estar sempre pintadas


É importante ficar sem usar esmalte por alguns dias, pois o uso contínuo desse produto pode deixar a unha desidratada, quebradiça e com manchinhas brancas. Assim como a pele e o cabelo, a unha também precisa de hidratação, que deve ser feita sem esmalte ou base, com produtos que contenham ativos como uréia, ceramidas e óleos vegetais.


MENTIRA

Deixar a máscara de tratamento nos cabelos por mais tempo otimiza o resultado


Nesse caso, o resultado pode ser inverso ao esperado - a hidratação, em vez de embelezar, pode deixar os cabelos oleosos.


MENTIRA

Xampu e condicionador devem ser da mesma marca

Um dos cuidados básicos com os cabelos é escolher o xampu e o condicionador que melhor se adaptam para cada tipo de fio, entretanto, isso não quer dizer que os produtos devem ser da mesma marca. Ao contrário, cada um pode escolher seu time, desde que as fragrâncias de ambos combinem e que eles lutem pelo mesmo objetivo. Se escolher um xampu antifrizz, o condicionador deve seguir a mesma linha.



MENTIRA

Cortar o cabelo na lua cheia encorpa a cabeleira


Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para se tornar uma Rapunzel. O fato é que até agora a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares.


MENTIRA

Raspar os pelos das pernas com lâmina engrossa os fios


O ato de eliminar os pelos com o uso de lâminas não os engrossa, porém estimula reações indesejáveis, como inflamações, ressecamento da pele e coceiras.


VERDADE

Chá de camomila clareia os cabelos


O chá de camomila pode levemente clarear os cabelos, principalmente em contato com o sol. Mas isso só vale para cabelos já claros, os castanhos ou negros não vão mostrar muita diferença.

 






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - (51) 3722-9600