linda insta

Beleza EDIÇÃO 36 - MAIO 2010

Pele renovada


Seja qual for o problema, o peeling dá um jeito

 

Ele é considerado o tratamento mais versátil e eficiente das clínicas e consultórios. Usado para clarear, combater linhas finas e dar um fim na fisionomia cansada, o peeling vem sendo cada vez mais utilizado – principalmente pelas mulheres – para melhorar a pele não só do rosto. E o inverno é a melhor época do ano para aderir ao tratamento, já que o sol forte do verão requer cuidado redobrado.


São vários os tipos de tratamento, diferenciados pela substância utilizada ou pela profundidade de ação. Em geral não alteram a rotina do paciente. Dependendo do procedimento escolhido o custo é de aproximadamente R$ 600,00 e as sessões são rápidas.

 

Segundo a ginecologista Letícia Beckenkamp, 37 anos, pós-graduada em medicina estética, o mais procurado em Cachoeira do Sul é o peeling superficial com ácidos, utilizado para rejuvenescimento, remover manchas e diminuir a oleosidade da pele.


Em geral qualquer pessoa com mais de 12 anos pode se submeter ao tratamento. A especialista alerta, no entanto, que antes é preciso fazer um teste para evitar alergias. “Basta aplicar o produto em uma pequena parte da pele para saber se haverá ou não uma reação adversa”, explica.

 

Letícia garante, no entanto, que os casos de alergia são pouco comuns. Mesmo assim, é preciso alguns cuidados, como utilizar sempre protetor solar. Conheça os principais tipos de peeling e descubra o ideal para você.

 

 

Letícia Beckenkamp: cuidados especiais



Linhas finas


Entre 25 e 30 anos elas já começam a aparecer, principalmente na região dos olhos e na testa. Tratá-las logo evita a evolução rápida para rugas mais profundas.
O que fazer – Peeling de ácidos retinóico, kójico e lático, aplicados no rosto todo com uma gaze e retirados em casa, com água, após um período de quatro a oito horas. Os três ativos têm basicamente a mesma função: estimular a produção de colágeno para “preencher” os espaços de dentro para fora.
Preço da beleza – Durante o procedimento o rosto arde um pouco e descama por três dias seguidos.
Não pode fazer – Quem está grávida ou usa isotretioína oral ou deixou de usa-la há dois meses.


Mancha e sarda

A primeira, com o nome médico de melasma, atinge principalmente o buço e as maçãs do rosto e ganha força com a alteração hormonal. Os hormônios fazem a pele se pigmentar mais facilmente sobre a radiação ultravioleta. O sol também é o gatilho para aumentar o tamanho das sardas.
O que fazer – Trio Peeling, que combina, na mesma sessão, a aplicação sequencial de ácido salicílico seguido de cosmelan, um mix de ácidos e de ácido retinoico. O mais usado, no entanto, é o ácido mandélico, extraído da amêndoa. Se nota o benefício do tratamento na primeira semana.
Preço da beleza – O peeling deve permanecer por 12 horas no rosto e, depois, ser retirado em casa, com água. Dois dias após o tratamento a pele começa a descamar com bastante intensidade e assim continua por quatro dias.
Não pode fazer – Quem está grávida ou amamentando.


Cicatriz de acne

Além de dolorida e antiestética, a acne ainda pode deixar o rosto marcado. Mas dá para prevenir ou tratá-la com peeling.
O que fazer – Blue Peel, um peeling à base de ácido tricloroacético. Misturado a um pó especial azul, a substância é aplicada diretamente sobre cada cicatriz. O procedimento estimula a formação de uma pele mais lisa e homogênea.
Preço da beleza – Durante a aplicação a pele arde bastante. Depois, em casa, é preciso usar cremes com ação calmante por cinco dias. Em seguida forma-se uma casca grossa e marrom em cada depressão tratada. Por isso pode ser necessário ficar uns dias em casa.
Não pode fazer – De forma geral não existe contraindicação.


Flacidez


A partir dos 30 anos há uma queda natural na velocidade em que as células se renovam. Com isso, a produção das fibras que dão elasticidade e sustentação à pele também diminui, fazendo surgir os primeiros sinais de flacidez, geralmente nas pálpebras e na região da mandíbula.
O que fazer – Peeling de fenol light, uma versão sutil do ácido que virou polêmica por deixar o rosto em carne viva. O light não é tão agressivo, mas causa desconforto. O mais básico, no entanto, é o peeling com ácido retinóico.
Preço da beleza – O médico usa pomada anestésica para amenizar o ardor do peeling. O rosto pode ficar rosado por até duas semanas. Recomenda-se ficar em casa por cerca de cinco dias.
Não pode fazer – Quem está grávida, amamentando ou tem pele muito sensível.


Aspecto cansado

Stress, noites maldormidas e excesso de bebida e cigarro são alguns dos vilões que roubam o viço e a hidratação da pele e deixam a textura dela áspera. Para reverter o quatro existem os peelings que dão um up imediato no rosto.
O que fazer – Peeling de vinho, que é rico em polifenóis provenientes da uva, um dos mais potentes ativos contra a ação dos radicais livres. Ele é aplicado como uma máscara no rosto todo e retirado em poucos minutos. Logo após a pele já se mostra mais hidratada. O resultado dura em torno de oito horas.
Preço da beleza – O tratamento não provoca qualquer efeito colateral.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600