linda insta

Beleza Edição 59 - junho de 2012

Guia contra o ressecamento


Como manter a pele saudável no inverno

Basta a temperatura da água do chuveiro subir para que a pele comece a dar sinais de ressecamento, já que os banhos quentes removem sua oleosidade natural. O clima mais seco e o vento frio favorecem a perda de umidade do corpo. No inverno, o consumo de água cai e isso também acaba interferindo na textura da pele. Para saber todos os cuidados necessários durante a estação mais fria do ano, LINDA conversou com a estetocosmetóloga Caroline Chaves Corrêa, 23. Confira as dicas para fugir da sensação de pele descamando.













Abandone banhos longos e muito quentes


Independente do tipo de pele, o ideal é que o banho seja em temperatura morna. A água muito quente agride a pele e também retira a oleosidade natural, que é uma barreira protetora para impedir a perda de água. “Em pessoas de pele oleosa, o excesso de calor, principalmente em banhos demorados, estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo, contribuindo assim para uma pele oleosa, porém desidratada. Não é porque uma pele é oleosa que significa que ela seja hidratada, pois hidratação está diretamente relacionada com água e não com óleo”, ressalta Caroline.



Para preservar a maciez

Se a pele estiver seca, tem que evitar o sabonete nas regiões ressecadas. Ele deve ser usado nas regiões de virilha, axilas e aonde mais se apresentar oleosidade. Os pés também devem ser higienizados com sabonete, mas como ficam muito ressecados no inverno é importante tratá-los com leve esfoliação seguida por hidratação. “Nas regiões íntimas devem ser usados sabonetes específicos para esta área sempre”, observa a profissional. Para o resto do corpo os sabonetes hidratantes ajudam a minimizar os efeitos do inverno e o ideal é a versão líquida. “Além de agredir menos, mantém a umidade da pele sem causar ressecamento e não oxida facilmente como os sabonetes em barra. Os sabonetes líquidos, portanto, têm suas propriedades e eficácia mais preservadas”, completa.







Uma opção diferente

Os hidratantes de banho podem minimizar o sofrimento de enfrentar o frio para passar os cremes. Feitos para usar com a pele ainda molhada, sem enxaguar, são rapidamente absorvidos. São muito práticos no inverno, pois a aplicação é rápida. Mas eles formam um filme protetor para reter a água, assim eles impedem também uma posterior penetração dos demais cosméticos. Portanto, se a pele está carente de água, é importante hidratar para depois fazer a manutenção com os hidratantes de banho. “Quem tem a pele seca deve evitar este tipo de produto. Nesses casos é necessária uma hidratação ativa, que será feita através da ingestão de água e de uma alimentação equilibrada. Além dos hidratantes comuns, utilizados após o banho, que possuam alto poder de penetração”, explica a profissional.



Óleo de banho x Hidratante

O óleo não tem poder de hidratação. Suas partículas são muito grandes e não conseguem penetrar na pele, formando um filme. A água perdida pelos poros durante o dia não atravessa completamente esse filme e fica retida na pele. Essa é uma forma de hidratação secundária. “O óleo, por formar esta película de proteção na pele, mantém hidratadas aquelas peles que já são. Se a pele estiver ressecada, é indispensável a hidratação por meio da alimentação, ingestão de água e aplicação de cremes que possuam ativos hidratantes ou nutritivos”, ressalta Caroline.





Protetor solar sempre

O protetor solar é indispensável em todas as épocas do ano e o fator de proteção deve ser no mínimo 30. Sempre livre de óleo para aqueles que têm pele oleosa. O protetor solar protege das radiações ultravioletas que atingem a pele independente da época do ano. “Mesmo que esteja nublado, as radiações são capazes de passar pelas nuvens e atingir nossa pele, acelerando o processo de envelhecimento, o surgimento de manchas ou acentuando aquelas já existentes, além de causar doenças como o câncer de pele”, explica a profissional.



Use e abuse do hidratante

Para quem tem a pele seca é indispensável o uso diário do creme hidratante, além de beber em torno de dois litros de água por dia e ter uma alimentação equilibrada. Para quem já possui a pele hidratada, também se indica ter os mesmos cuidados a fim de mantê-la e aplicar o hidratante de banho, cuja maior finalidade é a de conservar a hidratação. “Pessoas de pele oleosa podem evitar o uso do hidratante nestas regiões, pois apesar de apresentarem um ressecamento após o banho, ele deve ser momentâneo e a oleosidade natural deve retornar”, ressalta Caroline. Os hidratantes faciais não devem ser esquecidos. Para quem tem pele oleosa, os cremes devem ser livres de óleo, em forma de loção aquosa, fluído ou gel.



Quando aplicar o hidratante

Logo após o banho, o hidratante consegue penetrar melhor na pele. A pele fica mais maleável devido à água, ao calor e ao vapor. Eles promovem uma dilatação dos poros e dos vasos sanguíneos, havendo um amolecimento de uma camada da pele, que estando mais móvel permite que o hidratante penetre melhor e aja com eficácia.







O cabelo também sofre com o frio. As altas temperaturas da água no banho retiram todo o óleo do couro cabeludo, deixando os fios desidratados. Já em alguns casos, o organismo entende que, com a ausência de oleosidade, ele precisa produzir mais, deixando os cabelos mais oleosos. Por isso, é importante que os cabelos sejam lavados com água morna e que o secador seja usado sempre em parceria com um creme termoativado, que vai formar uma película protetora para proteger os fios.










EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600