linda insta

Beleza Edição 58 - maio de 2012

Bela mãe


Vaidade e gravidez combinam, sim

Alimentação saudável

A alimentação é um dos pontos mais importantes para manter o bem-estar e a saúde durante a gravidez. De acordo com a ginecologista e obstetra Leila Spanemberg, 35 anos, sendo oito de profissão, é dos alimentos que vêm a disposição, a boa forma e o pique necessários para aproveitar todas as fases da gestação. “Por isso um cardápio saudável, equilibrado e rico em vitaminas e sais minerais é tão importante, inclusive para o processo de formação do bebê”, explica. A gestante deve priorizar o consumo de verduras, frutas, cereais integrais, carne, aves, peixes, ovos e derivados do leite. Já o consumo excessivo de cafeína, gorduras animais e doces deve ser evitado.


Gravidez x salão de beleza

Devido aos poucos estudos realizados sobre os efeitos adversos do uso de química nos cabelos durante a gestação, não é recomendado que se realizem tais procedimentos, principalmente na fase inicial da gravidez. “É no primeiro trimestre que ocorre a fase de diferenciação e definição celular do bebê, então melhor evitar tinturas, descoloração e escova progressiva”, completa a ginecologista.


Estrias nem pensar

As estrias são sempre um temor na vida das gestantes. Esses risquinhos de cor avermelhada ou branca aparecem mais no abdômen e também são frequentes nas mamas e coxas. O principal fator de risco está associado ao ganho de peso. “Por isso é fundamental controlá-lo durante toda a gravidez, evitando assim o estiramento excessivo da pele, que pode fazer aparecer as estrias”, ressalta a médica. Além disso, o uso de hidratantes indicados para gestantes e massagens com óleos que estimulem a circulação também podem ajudar no combate a elas.




Adeus às manchas

As manchas podem ocorrer em 75% a 90% das grávidas. Devido à elevação de alguns hormônios femininos, essa hiperpigmentação costuma aparecer especialmente no rosto, aréolas e umbigo. Para evitar o agravamento delas, é importante redobrar os cuidados na hora de se expor ao sol, já que a luz ultravioleta as escurecerá ainda mais. “O uso do protetor solar adequado fará com que as manchas, em geral, desapareçam depois do parto”, observa Leila.


Mexa-se

Não é porque está grávida que a mulher não poderá fazer exercícios físicos, pelo contrário, eles são indicados durante toda a gestação, claro que sempre com orientação médica. Essas atividades aumentam a produção de endorfina, hormônio ligado ao bem-estar, e também melhoram a oxigenação do organismo, o que reforça o sistema imunológico da mãe e do bebê. “Entre as modalidades mais indicadas para a gestante estão a natação e a hidroginástica, pois o movimento na água minimiza o impacto nas articulações e também ajuda a relaxar a coluna”, orienta a ginecologista. Exercícios aeróbicos com pouco impacto, como a bicicleta ergométrica e caminhada, também são indicados, já que melhoram a irrigação sanguínea das pernas.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600