linda insta

Beleza Edição 56 - março de 2012

Pôr do sol


Como recuperar a pele dos efeitos do verão

É só no final do verão que dá para perceber. Depois de muito sol, praia, piscina e corpos à mostra, a pele demonstra seu cansaço. O saldo dos meses mais quentes do ano vai bem além do bronzeado: a pele apresenta manchas, ressecamento, sardas, rugas, linhas de expressão e acne. Para chegar ao outono com tudo em ordem, entenda o que aconteceu com sua pele para salvá-la. “O ideal é começar a planejar os procedimentos agora para aplicá-los logo após a Páscoa”, explica a médica especialista em medicina estética Letícia Beckenkamp, 39, sendo 16 anos de profissão.






RUGAS E LINHAS DE EXPRESSÃO


O envelhecimento da pele é um processo dinâmico e contínuo. Além do implacável passar dos anos, alguns fatores externos contribuem para que os sinais do tempo se revelem mais rapidamente. “A exposição desprotegida ao sol é um dos principais motivos. O contato com os raios ultravioletas causa grandes danos, formando as temidas rugas”, observa Letícia.
Tratamento - As rugas superficiais e profundas são combatidas com preenchimentos, aplicação de toxina botulínica, laser e luz intensa pulsada. Depende do tipo e da localização da ruga.
Verão 2013 - Para prevenir e abrandar os efeitos nocivos do sol deve-se evitar a exposição demasiada e o uso do filtro solar diariamente é indispensável. Na praia ou piscina, é recomendado reaplicar o protetor a cada três horas, bem como ao suar e entrar na água.


RESSECAMENTO

O calor, o sol, o vento, o cloro e o sal da água ressecam a pele. O que é muito prejudicial, porque pele ressecada é ainda mais suscetível ao processo de envelhecimento.
Tratamento - Cremes e óleos hidratantes de alta tecnologia formam uma barreira de proteção e evitam que ela perca sua umidade natural.
Verão 2013 - É importante lembrar-se de sempre hidratar a pele após a exposição solar. Além disso, para mantê-la bonita, é preciso ter uma alimentação equilibrada e beber muita água. O uso diário de cremes hidratantes minimiza os efeitos do ressecamento.


ACNE

Não é raro voltar da praia com inesperados cravos e espinhas. O culpado disso é o mau uso do protetor solar. A escolha desse produto depende do tipo de pele de cada pessoa, tendo fórmulas específicas para quem tem, por exemplo, muita oleosidade. Outro cuidado importante é evitar usar hidratantes para o corpo no rosto - existe uma variedade de protetores faciais no mercado.
Tratamento - A acne resultante da exposição solar, ou a piora de um quadro pré-existente, pode ser resolvida ou suavizada com cremes, peelings, laser, luz intensa pulsada e medicação oral.
Verão 2013 - Opte por protetores em gel, que são menos gordurosos. No rosto use um produto específico e retire bem o produto da pele após a exposição.


MANCHAS E SARDAS

Elas se desenvolvem com mais intensidade após queimaduras solares. O aparecimento das lesões causadas pela exposição exagerada ao sol ocorre principalmente a partir dos 40 anos. “Mas em pessoas de pele muito clara pode acontecer bem mais cedo”, diz a especialista.
Tratamento - As lesões pigmentares, como manchas ou sardas, podem ser tratadas com cremes, peelings, laser e luz intensa pulsada.
Verão 2013 - Use sempre e de forma correta o protetor solar para evitar que a pele fique muito exposta e descasque.
 


Modelo: Thábatta Menezes, 24 anos









EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600