linda insta

Beleza Edição 53 - novembro de 2011

Isso não está cheirando bem


Conheça alguns truques para eliminar os perrengues do dia-a-dia

Nas conversas corriqueiras, quando o assunto é mau hálito, mau cheiro nas axilas ou o popular chulé, a situação pode ser engraçada. Sempre surgem comentários que provocam muitos risos. Mas a situação fica menos cômica quando se é vítima ou precisa-se conviver com quem sofre com esses problemas.









O temido mau hálito

Três em cada 10 pessoas sofrem com mau hálito. O problema pode ser provocado por diversos fatores, mas em 95% dos casos a origem dele está na boca. De acordo com a odontóloga Andréia Ottoni, 31, sendo oito de profissão, a principal causa do mau hálito é a falta de higiene bucal. “Se não há uma correta limpeza, ocorre placa bacteriana não apenas na língua, mas também nos dentes, gengivas e bochechas”, explica. “Por isso, é muito importante escovar os dentes sempre após as refeições e utilizar o fio dental todos os dias”, completa a odontóloga. Além disso, beber bastante água ajuda a contornar a falta de saliva, ajudando no problema.


Não é neve, é caspa!


A dermatite seborreica, mais conhecida como caspa, é um problema muito comum. Ela afeta com maior frequência os homens, porém as mulheres não estão livres. A caspa consiste na produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas. Ela pode ser causada por fatores físicos ou psicológicos. Dois dos hábitos mais comuns que levam uma pessoa a ter caspa são a lavagem e a secagem incorreta dos cabelos. Eles devem ser lavados com água morna ou fria, nunca quente. Quem tem predisposição a ela precisa evitar cobrir a cabeça, dormir com o cabelo molhado e agredir o couro cabeludo com esfregação excessiva. Também é importante fazer uso de cosméticos especiais, como xampus anti-caspa.


Chulé


A bromidrose, mais conhecida como chulé, é um cheiro ruim provocado pela interação de bactérias com o suor da planta do pé. Esse problema é provocado pela ação das bactérias naturais da região com o suor causando o odor característico. Não há um tratamento que acabe totalmente o chulé. O que se pode fazer é manter cuidados básicos de higiene, como usar um sabonete antisséptico e uma escova macia, limpando também entre os dedos e as unhas. Outro inconveniente da transpiração nos pés é que ela pode causar frieiras. Para evitar, enxugar bem entre os dedos é fundamental.


Mau cheiro nas axilas


Quem sofre por causa do mau cheiro nas axilas, mais conhecido como asa, sabe o quanto é difícil conviver com este problema. “Ele é provocado por diversos fatores como, por exemplo, excesso de suor, alimentação e higiene incorretas e bactérias”, afirma o cirurgião e endoscopista Rodney Zinn de Carvalho, 36, sendo 11 de profissão. “Manter as axilas bem limpas e secas, preferir tecidos como algodão, evitar tecidos sintéticos e lavar bem as roupas após cada uso, são algumas dicas para contornar o problema”, observa.


Suor excessivo


Eliminar muito líquido sem que haja estímulos externos pode ser um sinal de problema. As principais causas para o excesso de suor são: obesidade, disfunções da glândula tireóide e ansiedade. “Esse problema é chamado de hiperidrose”, explica Rodney. A solução depende do tamanho do problema. Vai desde o uso de sabonetes antissépticos à intervenção cirúrgica. “A simpatectomia torácica, como é chamada a cirurgia, é um procedimento definitivo, onde se corta o estímulo à produção excessiva de suor”, completa o médico.







EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600