linda insta

Entrevista EDIÇÃO 41 - OUTUBRO 2010

Ele faz dar certo


De uma infância humilde no interior de Santa Clara do Sul a respeitado empresário do ramo de calçados e vestuário, assim pode-se resumir a trajetória de Claudir Dullius, 53, proprietário da rede de lojas Dullius. Ativo e determinado a realizar seus objetivos, Claudir é a prova de que não é necessário nascer em berço de ouro, receber herança ou estudar nos melhores colégios para conquistar o sucesso profissional. “Como sempre digo, é preciso acreditar e correr atrás”, observa, sabendo que um pouco de sorte é fundamental, mas que em matéria de negócios não se pode contar somente com ela. Casado com Iria e pai de Daniel, 28, Rosana, 21, e Vinícius, 15, Claudir conversou com LINDA e conta um pouco de sua história, relembrando momentos marcantes como quando ganhou seu primeiro par de chinelos aos sete anos até os dias de hoje em que pode escolher o que vestir. Para alguns, uma ironia do destino, para ele, a vontade de vencer na vida.


Claudir Dullius: Em 30 anos de trajetória, ele transformou o talento para vendas em 15 lojas da rede Dullius



Como descobriu seu talento para trabalhar no ramo de vendas?
Na infância nem imaginava ter esse talento e muito menos que fosse conseguir chegar aonde cheguei. Cresci tirando leite, tratava os animais e cuidava juntamente com meu pai das lavouras de milho e soja. Passava muito tempo com a enxada. A situação era ainda mais complicada no período escolar. Na época do que hoje é o ensino fundamental trabalhava o dia todo e à noite caminhava sete quilômetros para estudar. Tinha tudo para parar depois que concluí o ginásio, pois na minha cidade não tinha escola para continuar e minha família não podia manter meus estudos em outro município. O jeito foi ir para um colégio seminarista. Estudei lá durante três anos, mas resolvi sair, não queria ser padre. Depois disso passei a trabalhar em uma fábrica de calçados em Novo Hamburgo e, nos finais de semana, levava para casa alguns pares para vender aos amigos. Foi aí que percebi que tinha jeito para os negócios.

Nisso tudo como surgiu a Dullius?
Depois de três anos em Novo Hamburgo, voltei a Santa Clara do Sul e com 22 anos de idade comprei com ajuda de meu pai e do avô uma pequena loja de calçados na cidade. O sucesso foi tanto que um ano e meio mais tarde abri a segunda loja, em Cruzeiro do Sul. Passados 30 anos desde o início, hoje já conseguimos montar uma rede com 15 lojas, espalhadas em 11 cidades da região central do estado.
 
Isso prova que a Dullius vem tendo um crescimento constante. Qual a receita do sucesso?
No comércio o fator determinante para o crescimento são as pessoas, a equipe de funcionários. Já vi muita empresa crescer e também muitas falirem por causa de suas equipes. Além disso, é preciso que o gestor acredite em seu negócio, lute e persevere. A luta pelo sucesso é árdua, há sempre muitos obstáculos, mas é preciso seguir em frente e apostar na intuição.
 
O que mais lhe incomoda no ambiente de trabalho?
Trabalhar com gente negativa, que trabalhe só para ter um contracheque no final do mês. Para ter sucesso precisa ser entusiasmado, gostar daquilo que faz e acreditar, não importa o cargo que ocupe.
 
Por que o senhor decidiu investir em Cachoeira?
Eu não conhecia a cidade, mas por questões de logística resolvi apostar aqui. E não é que deu certo. Já estamos com nossa loja em Cachoeira há 10 anos. Começamos em um prédio alugado e como vi o potencial do município, decidi fincar minhas raízes aqui comprando um prédio próprio para a loja. Um diferencial que só temos na matriz, em Cruzeiro do Sul. Nas demais cidades são todos alugados.
 
É verdade que a loja de Cachoeira do Sul é a que mais fatura na rede Dullius?

Hoje é a nossa segunda loja em faturamento, perdendo somente para Lajeado. A Dullius sempre foi muito bem aceita aqui, por isso procuramos estar próximos da comunidade, oferecendo sempre peças de qualidade e de marcas conceituadas no mercado, condições facilitadas de pagamento e sempre buscando um bom atendimento. Estamos muito felizes com a equipe que possuímos aqui, em especial a gerente Ivani.
 
O que o senhor mais gosta em Cachoeira do Sul?
Apesar de residir em Cruzeiro do Sul, região de Lajeado, aprendi a gostar dessa cidade. É um povo muito caliente e acolhedor. Há poucos dias palestrei na Universidade de Santa Cruz do Sul e fui muito questionado sobre o que eu enxergava para estar investindo aqui. Defendi o potencial de Cachoeira, como sempre faço, mas percebo que muitos não acreditam nessa cidade.
 
Está para ser instalado em Cachoeira do Sul um novo empreendimento da Dullius, conte um pouco sobre esse projeto.
Já estamos em reformas no prédio adquirido na curva da Rua Júlio de Castilhos. Ainda não tenho definido com certeza o que iremos instalar no local, por isso prefiro anunciar quando estiver mais próximo, temos várias possibilidades, mas por enquanto é segredo. Só o que posso dizer é que será algo diferente do que Cachoeira já possui.
 
Então o senhor está buscando diversificar seus negócios. Quais são os outros ramos explorados além do segmento de vestuário e calçados?
Além das lojas Dullius, criamos há dois anos uma nova rede somente de calçados, a Sapataria By Dullius. Entre nossos projetos está a possível instalação de uma filial do ramo em Cachoeira no próximo ano.Também criamos há 12 anos a Trip, marca que oferece peças exclusivas tanto em confecções como em calçados. Além disso, estamos sempre atentos ao que o mercado está pedindo para investir.




“A luta pelo sucesso é árdua, há sempre muitos obstáculos, mas seguindo em frente é possível fazer dar certo”.







BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - (51) 3722-9600