linda insta

Entrevista EDIÇÃO 20 - DEZEMBRO 2008

Promessa para o futuro


Aos 23 anos, Mariana Carlos tornou-se a grande promessa para o futuro de Cachoeira do Sul. Eleita vereadora suplente com 1.248 votos, ela assumirá a vaga no Legislativo Municipal do eleito Neiron Viegas (PT), que comandará a Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social no novo do prefeito eleito Sérgio Ghignatti. Otimista, humana e justa, como ela mesmo se define, Mariana traz na bagagem 10 anos de experiência na política partidária, duas candidaturas e todo o conhecimento obtido na graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Filha da professora de artes Mírian Lorena da Silva Carlos e do bancário aposentado Adroaldo Schmidt Carlos, Mariana garante que não irá decepcionar quem aposta na sua luta por um futuro melhor para Cachoeira.





 

Mariana: visão de mulher e também de jovem para fazer a diferença na Câmara de Vereadores







 

Por que decidiu ingressar na política?
Comecei acompanhando meus pais. O tempo e o acúmulo de conhecimentos sobre a política me impulsionaram a participar como líder. Tenho a convicção de que juntos podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária. Penso que se eximir do compromisso com a política é aceitar o destino que os políticos dão para nossas vidas, é aceitar a pobreza, a violência e a opressão.


Quando concorreu pela primeira vez à vereadora em 2004 e não conseguiu conquistar uma cadeira pensou em desistir?
Eu jamais vou desistir de lutar por um mundo melhor. O pleito eleitoral é apenas um momento do processo democrático, mas não é o único, existem tantas outras vias de engajamento que também têm o objetivo de construir uma outra sociedade. Após as eleições de 2004 me dediquei exclusivamente a minha formação acadêmica, pois sei da importância de conhecer na teoria os fenômenos sociológicos para a entrada na política.


Como se sente sabendo que hoje você é uma das grandes expectativas da política cachoeirense?
Estou feliz e empolgada por um lado e preocupada por outro. Saber que represento uma expectativa da política cachoeirense é uma responsabilidade gigantesca. Tenho me dedicado a estudos sobre temas que dizem respeito às ciências sociais e políticas e à legislação. Além disso, venho buscando apoio estadual e nacional dentro do PT. Meu intuito é proporcionar para Cachoeira um mandato exemplar, querendo renovar a política, levando idéias novas. Vou pautar minha ação na ética, sendo transparente e democrática.

Quais os primeiros passos que pretende tomar quando assumir o cargo de legisladora?
O primeiro passo será conhecer o funcionamento prático e cotidiano da Câmara Durante o mês de novembro fiz quatro cursos de aprofundamento teórico e político, sendo mais um subsídio para a minha atuação. Como não tenho muita experiência quero compensar pelo conhecimento. Paralelamente, vamos de imediato construir um espaço de participação popular, incluindo todos os interessados e apoiadores para elaborar o planejamento de atuação do mandato

 

Quais seus maiores projetos para Cachoeira?
Como a única mulher do parlamento terei a difícil tarefa de dar continuidade a uma trajetória de ampliação e defesa pelos direitos da mulher. Uma política voltada para a juventude também é prioridade. Queremos fazer um mandato participativo e popular. A política está em descrédito por muitos motivos e o principal deles é que estamos afastados do que realmente acontece nos bastidores. Só a população se envolvendo e acompanhando de perto os trabalhos desenvolvidos pelos políticos que ela poderá adquirir credibilidade novamente.


Pretende no futuro disputar eleições em outros cargos?
Não cheguei a alimentar pretensões de ser uma figura política, isso aconteceu devido a minha trajetória como militante partidária e como socióloga. Digamos que tudo isso foi resultado do meu engajamento e inconformismo com os problemas sociais que nos dizem respeito. Não tenho pretensões de disputar eleições em outros âmbitos senão como uma conseqüência da dedicação para a construção de uma sociedade mais justa.


O que pensa sobre relacionamentos (namoro e família)?
Penso que o namoro é uma fase importantíssima para o conhecimento com relação ao outro e a si mesma. Durante o namoro podemos conhecer melhor nosso parceiro e sua família. Também é uma ótima oportunidade de passar por situações ainda não vividas anteriormente. Namoro Diego Jandrey (23 anos) há três anos. Já a família é a instituição social de maior importância para a nossa educação. É a base para a formação da nossa personalidade e caráter. A maior herança que ela pode nos deixar é o amor, o respeito e a cumplicidade.


Quais seus principais planos pessoais?
Pretendo me dedicar de corpo e alma ao mandato na Câmara de Vereadores. Conforme for, durante os próximos quatro anos pretendo fazer alguma especialização acadêmica na área de gestão pública ou desenvolvimento regional. Futuramente pretendo dar continuidade a minha trajetória acadêmica vindo a realizar um mestrado na área das ciências humanas, pesquisando sobre temas de interesse para a minha atuação política.

 


"A política está em descrédito por muitos motivos, mas o principal deles, é que estamos afastados do que acontece nos bastidores."

 








EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600