linda insta

Entrevista Edição 02 - JUNHO/2007

Trabalho em primeiro lugar


A diretora da unidade do Senac em Cachoeira do Sul, Mara Zuraski, 47 anos, tem uma missão bem definida: dedicação a causas que envolvam o desenvolvimento da cidade e atuação em entidades cachoeirenses.


Você é a única mulher que integra o conselhão do prefeito Marlon Santos. Qual a importância desse  trabalho?
Para mim não é nenhum privilégio ter sido chamada, nem ser a única mulher do grupo, pois acredito que existem excelentes líderes que ficaram de fora porque o prefeito teve que escolher, entre tantos, as pessoas mais focadas no desenvolvimento da cidade.


Se compararmos ao sexo masculino, Cachoeira possui um baixo número de mulheres atuantes como você. Na sua opinião, por que isso acontece?
Acredito que o que dificulta que a maioria das mulheres se envolvam em entidades e causas sociais é essa tripla jornada de trabalho, onde além de se dedicar à profissão, precisam cuidar da casa, da família e dos filhos.


Então o fato de você ser solteira e não ter filhos pode ser a razão da sua dedicação ao trabalho e assuntos que envolvam o progresso do município como o conselhão do prefeito?
Com certeza, sim. 80% do meu tempo eu dedico ao meu trabalho, isso não quer dizer que alguma mulher que se dedique a uma profissão, casada e com filhos não consiga ser atuante, mas acredito que isso seja muito difícil. Ninguém consegue se dedicar no ponto exato a dois assuntos distintos ao mesmo tempo.


Hoje você ocupa um alto cargo dentro do Senac, que até há poucos anos era reservado somente para homens. Como você iniciou sua carreira profissional e chegou a este posto?
Passei toda a minha infância e uma parte da adolescência vivendo em uma casa com dois cômodos, sem banheiro dentro de casa, na periferia de Porto Alegre. Apesar de ter passado por muitas dificuldades, sempre me imaginei fora dali. E essa é a chave para o sucesso: sonhar, afinal nós somos o que acreditamos e lutamos para ser. Aos 14 anos arrumei o meu primeiro emprego como carregadora de malas de um vendedor de roupas, mas sempre me via longe dessa realidade. Lutei, estudei e me dediquei muito para chegar onde estou.


"80% do meu tempo eu dedico ao meu trabalho, isso não quer dizer que alguma mulher que se dedique a uma profissão, casada e com filhos não consiga ser atuante, mas acredito que isso seja muito difícil"


"Passei toda a minha infância e uma parte da adolescência vivendo em uma casa com dois cômodos e com o banheiro na rua, na periferia de Porto Alegre"


Mara Zuraski: Uma mulher de sucesso 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600