linda insta

Entrevista EDIÇÃO 06 - OUTUBRO 2007

A poderosa NÚMERO 1


Eleita a mulher mais interessante de Cachoeira do Sul, segundo pesquisa publicada na última edição da LINDA, Janice Porto Bartmann, 45, garante que não é escrava da beleza. Um dos motivos é a falta de tempo, já que ela se dedica em três turnos à profissão. Pela manhã atua como coordenadora do Centro de Atendimento Educacional Especializado do Município, à tarde trabalha no atendimento especializado da Associação dos Familiares e Amigos do Down (Afad) e à noite trabalha como tutora presencial do curso de Gestão Pública, da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Como se não bastasse, ela ainda dedica-se as duas filhas, Gabriele, 20, e Natália, 18, e ao marido, o militar Ivan Bartmann, 47.



Janice: aos 45 anos, ela diz que o segredo da sua beleza é levar a vida com bom humor"

 


Como foi a repercussão do resultado da eleição das mulheres mais interessantes de Cachoeira do Sul?
Recebi muitos elogios, é claro que também algumas críticas. O reconhecimento maior veio por parte dos amigos e colegas de trabalho que, de certa forma, também se sentiram valorizados, já que acompanham meu desempenho profissional e, como muitos deles, procuro ser sempre uma pessoa melhor.


E seu marido, o que achou do resultado da pesquisa? Ele ficou com ciúmes?
Assim como eu, ficou muito contente, porque sabemos que não foi só a beleza que foi levada em consideração na hora da votação, e sim fatores como minha atuação na comunidade cachoeirense. Somos casados há 23 anos e já sofremos muito com o ciúme, mas com o tempo fomos amadurecendo. Ele é meu companheiro e admirador não só no aspecto físico, mas pela minha disposição e vontade de vencer. Às vezes me pergunta de onde eu tiro tanto ânimo para estar sempre correndo e inventando algo novo.


Você deve ser muito assediada pelos homens. Percebe os olhares?
Há uma diversidade muito grande de pessoas no mundo todo e, com certeza, todas têm um atrativo e são admiradas por alguém. Comigo não é diferente. Cada pessoa interpreta olhares, sorrisos e comentários de maneira diferente mas, quando mal administrados, causam desconfortos e até problemas sérios. Sempre fui tratada com respeito pelo sexo oposto e nunca tive problemas dessa ordem.


Você afirma não ter muito tempo para cuidar da beleza. Então você não é uma mulher vaidosa?
Apesar de gostar de me sentir bem cuidada e com uma boa aparência, não me considero uma pessoa muito vaidosa. Nunca coloquei a beleza em primeiro lugar na minha vida, tanto que só vou ao salão para manicure, cortar e mechar o cabelo. Não tenho problemas com idade, sei que as marcas do tempo já começaram a aparecer e não pretendo fazer muita coisa para mudar isso. Quanto ao corpo, sou magra graças ao meu biotipo, então não preciso fazer dietas ou deixar de comer o que tenho vontade. Minha receita é, acima de tudo, fazer o que gosto, com quem gosto e levar a vida com bom humor.


É comum haver disputa entre mãe e filha em relação a beleza. Isso acontece na sua família?
A relação com minhas filhas é ótima. Somos amigas e confidentes. Conosco nunca houve nenhuma forma de disputa. Elas sempre quiseram me ter por perto, tanto que seguidamente me convidam para irmos juntas a festas, cinemas, restaurantes e muitos eventos sociais. Como temos praticamente as mesmas medidas, até as roupas dividimos. Disputas entre mães e filhas representam, para mim, imaturidade e insegurança por parte da mãe.


Qual a importância do trabalho na sua vida?
Acredito que, independente da situação financeira, ter uma ocupação, fazer o bem e ser útil é uma boa receita para levarmos uma vida mais feliz. Sempre fui muito dedicada e não saberia viver no ócio. Me sinto desafiada trabalhando com a educação especial, o que me possibilita ter a certeza que cada um é único, com suas qualidades, suas limitações, seus problemas, suas tristezas ou alegrias, mas que todos necessitam de oportunidades para desenvolverem-se e serem felizes. Graças a essas vivências, hoje me sinto uma pessoa melhor e capaz de administrar muitas provações da vida.


"Não tenho problemas com idade, sei que as marcas do tempo já começaram a aparecer e não pretendo fazer muita coisa para mudar isso"


 

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600