linda insta

Decoração EDIÇÃO 35 - ABRIL 2010

Casa da harmonia


Prática milenar chinesa transforma o lar em um ser vivo. Decoradora Lizete Ilha dá dicas de como melhorar seus ambientes

 

Ciência chinesa milenar que tem seu significado traduzido na composição dos ambientes, o Feng Shui tem o poder de melhorar o astral de sua casa. As técnicas variam desde a posição dos objetos, influências e vibrações energéticas, até mudanças de atitude que ajudam a trazer prosperidade. O Feng Shui está diretamente relacionado ao taoísmo, filosofia da qual faz parte o princípio dos opostos (yin e yang).
Quem estuda o assunto, como a decoradora Lizete Ilha, afirma que a forma como se dispõe os móveis e enfeites dentro de casa, as cores escolhidas e a localização dos cômodos interferem na qualidade de vida dos seus habitantes. Problemas como estresse, doenças, tensões e dissabores profissionais podem ser resolvidos e atenuados com a adoção desta prática.

Conforme Lizete, normalmente quando se entra numa casa e se sente uma boa vibração é sinal de que o chi – a energia vital existente nas pessoas e no planeta – circula livremente e as energias estão equilibradas. Isso mostra que dentro de cada pessoa existe uma intuição que a conduz para a harmonização do planeta. “Por isso, praticar esta ciência é expandir a percepção e ampliar a sensibilidade para que tudo caminhe em harmonia”, diz.
Para colocar em prática certos princípios do Feng Shui é desnecessário redecorar sua casa. O ato de deslocar um espelho de uma parede para outra e adicionar uma planta a um espaço vazio já pode ser o suficiente para eliminar o sha – energia negativa que pode pairar sobre o ambiente. Apesar de não ser necessário se desfazer dos móveis, é importante eliminar tudo aquilo que não faz mais parte de sua vida.




Ba-guá


O Feng Shui pode ser considerado uma terapia. E como toda terapia, precisa de tempo para trazer a transformação. Para colocá-la em prática os chineses criaram o ba-guá, um diagrama que divide o ambiente em oito partes. Por meio dele é possível ficar sabendo onde estão concentrados os fluxos de energia em cada área de interesse de sua vida. Para usá-lo é simples: basta pegar o desenho da planta de sua casa ou desenhá-la, respeitando o tamanho dos cômodos, e colocar o ba-guá em cima. A área do setor “trabalho” deve ser alinhada à porta de entrada e a leitura do ba-guá deve ser feita espaço por espaço, seguindo as indicações no sentido horário.







 

 Sala


A sala é o lugar onde se recebe visitas, amigos e parentes. É um dos principais cômodos da casa. Além da decoração é importante se preocupar com a energia do ambiente. De acordo com as teorias do Feng Shui, o objetivo é dispor a mobília de modo com que o local decorado traga equilíbrio, harmonia e elimine as possíveis energias ruins. Não é necessário comprar móveis ou gastar com reformas. A boa energia na sala é fundamental para o equilíbrio da casa. Para isso, evite expor particularidades como artigos religiosos, ideológicos e símbolos. As cores da sala devem ser quentes e a iluminação boa. Não use velas e evite o excesso de mobília.







Quarto


No quarto também é importante ficar atendo à disposição dos móveis e objetos de decoração. “Ter a cabeceira da cama encostada na parede que faz divisa com o banheiro pode alterar o humor e a energia de quem dorme ali, pois a água que passa nos canos do banheiro, atrás da cabeceira, pode causar alterações emocionais”, adverte Lizete. O ideal, segundo ela, é colocar um espelho na parede atrás da cama. Simbolicamente ele irá afastar o banheiro e curar esta área. Além disso, o quarto deve ter uma forte iluminação central, apoiada por iluminação indireta e abajures, sempre optando por números pares para desenvolver o equilíbrio do casal. Cores como amarelo, rosa e vermelho em jogos de cama e objetos de decoração são positivas, pois transferem a sensação de conforto e paixão à relação. A única atenção vai para a cor vermelha em paredes, que deve ser aplicada em um dos lados e combinada com tons neutros – como bege, palha ou branco – nas outras paredes.




Banheiro


Uma das dicas é manter alguma planta no banheiro – cactus é uma das mais indicadas. Elas ajudam a absorver a energia negativa. Este ambiente é visto como o grande vilão das casas, pois rouba energia e oportunidades. Água é a palavra-chave. O elemento corresponde à prosperidade e é justamente pelo banheiro que ela literalmente entra pelo cano e vai embora da casa.



Cozinha


A cozinha deve ter janelas que possibilitem uma boa iluminação natural e mantenham o espaço sempre arejado. Boa luz e ar fresco promovem o movimento da energia chi, beneficiando quem prepara a comida e quem vai se alimentar. Já para o período noturno é importante escolher uma iluminação adequada. Cozinha, para o Feng Shui, é sinônimo de prosperidade, riqueza e abundância. As cores mais indicadas são amarelo, vermelho e laranja, pois representam a fartura dos alimentos. Use e abuse destas cores em pequenos detalhes de decoração e nos arranjos.







EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600