Casa da harmonia
Prática milenar chinesa transforma o lar em um ser vivo. Decoradora Lizete Ilha dá dicas de como melhorar seus ambientes
Ciência chinesa milenar que tem seu significado traduzido na composição dos ambientes, o Feng Shui tem o poder de melhorar o astral de sua casa. As técnicas variam desde a posição dos objetos, influências e vibrações energéticas, até mudanças de atitude que ajudam a trazer prosperidade. O Feng Shui está diretamente relacionado ao taoísmo, filosofia da qual faz parte o princípio dos opostos (yin e yang).
Quem estuda o assunto, como a decoradora Lizete Ilha, afirma que a forma como se dispõe os móveis e enfeites dentro de casa, as cores escolhidas e a localização dos cômodos interferem na qualidade de vida dos seus habitantes. Problemas como estresse, doenças, tensões e dissabores profissionais podem ser resolvidos e atenuados com a adoção desta prática.
.gif)
O Feng Shui pode ser considerado uma terapia. E como toda terapia, precisa de tempo para trazer a transformação. Para colocá-la em prática os chineses criaram o ba-guá, um diagrama que divide o ambiente em oito partes. Por meio dele é possível ficar sabendo onde estão concentrados os fluxos de energia em cada área de interesse de sua vida. Para usá-lo é simples: basta pegar o desenho da planta de sua casa ou desenhá-la, respeitando o tamanho dos cômodos, e colocar o ba-guá em cima. A área do setor “trabalho” deve ser alinhada à porta de entrada e a leitura do ba-guá deve ser feita espaço por espaço, seguindo as indicações no sentido horário.
Sala
No quarto também é importante ficar atendo à disposição dos móveis e objetos de decoração. “Ter a cabeceira da cama encostada na parede que faz divisa com o banheiro pode alterar o humor e a energia de quem dorme ali, pois a água que passa nos canos do banheiro, atrás da cabeceira, pode causar alterações emocionais”, adverte Lizete. O ideal, segundo ela, é colocar um espelho na parede atrás da cama. Simbolicamente ele irá afastar o banheiro e curar esta área. Além disso, o quarto deve ter uma forte iluminação central, apoiada por iluminação indireta e abajures, sempre optando por números pares para desenvolver o equilíbrio do casal. Cores como amarelo, rosa e vermelho em jogos de cama e objetos de decoração são positivas, pois transferem a sensação de conforto e paixão à relação. A única atenção vai para a cor vermelha em paredes, que deve ser aplicada em um dos lados e combinada com tons neutros – como bege, palha ou branco – nas outras paredes.
.gif)
Uma das dicas é manter alguma planta no banheiro – cactus é uma das mais indicadas. Elas ajudam a absorver a energia negativa. Este ambiente é visto como o grande vilão das casas, pois rouba energia e oportunidades. Água é a palavra-chave. O elemento corresponde à prosperidade e é justamente pelo banheiro que ela literalmente entra pelo cano e vai embora da casa.
.gif)