linda insta

Decoração EDIÇÃO 21 - JANEIRO 2009

Uma nova luz


As luminárias podem destacar o visual e ambientação de interiores

 

Decorar uma residência não significa apenas comprar móveis e objetos valiosos e sofisticados e distribuí-los pelos ambientes. A decoração de uma casa exige também um projeto bem elaborado de iluminação. Para isso, a diversidade de luminárias, lustres e abajures é extensa, tanto por suas adequações de iluminação quanto pelo seu design. Confira as dicas da recém-formada arquiteta e urbanista Alexandra Scotta Cabral, 25, sobre como usar a iluminação para valorizar a decoração e inspire-se nos modelos selecionados.


 

Os lustres variam do clássico ao moderno e trazem personalidade aos ambientes


 

Com design mais ousado as luminárias de diferentes formas e matérias podem ser incluídas em ambientes despojados e modernos


 

Específicas para mesas de estudo, computadores, locais para leitura, onde se é exigido uma luz direcionada e pontual, as luminárias de mesa são perfeitas



 


Simples ou sofisticados os abajures são indicados em ambientes onde se deseja aconchego


 


Com design mais moderno, os dois modelos de luminárias se adaptam em quase todos os ambientes, com exceção de casas com decoração mais clássica



 

Utilizadas principalmente para leitura, as luminárias de chão dão um toque de modernidade à decoração


 


As luminárias suspensas são próprias para salas de jantar e mesas de trabalho. Possuem ponto de luz deslocado

 

 

 

 

 

Antes de tudo para que se possa elaborar o projeto de iluminação de um ambiente é necessário já ter o leiaute do mobiliário, para só assim poder distribuir os pontos de luz, vendo quais são as necessidades tanto do espaço quanto do proprietário.


 

A luz central de um ambiente deve ser a mais forte, mas é interessante instalar luzes periféricas como auxiliares, podendo ser arandelas, colunas ou abajures.


 

Também deve-se levar em conta o material e as cores de luminárias, porque eles podem refletir a luz e atrapalhar a iluminação.


 

Na sala de TV, a dica é iluminar suavemente a parede atrás ou em volta do aparelho para que a luz não reflita na tela.


 

Os lustres com luzes para cima devem ser usados em tetos brancos para que a luz reflita e ilumine bem o ambiente.


 

Os abajures são essenciais em ambientes mais aconchegantes, como o quarto. Os spots, que produzem uma iluminação direcionada, são usados para leitura e iluminação de objetos, como quadros e esculturas.


 

Para circulações, bem como escadas, sugere-se o uso de balizadores próximos ao piso, ou até mesmo no próprio piso, conferindo segurança e requinte ao espaço.


 

Lâmpadas embutidas em sancas, abajures e arandelas são recursos para criar um jogo de luzes indiretas, adequado a uma conversa entre amigos ou para a hora do relax. Spots e luminárias dão destaque a certos objetos.


 

Para quem gosta de ler em espaços diferentes da casa a sugestão é usar luminárias que possam ser transportadas de um lugar para o outro com facilidade e que fiquem atrás e um pouco acima do leitor, com o foco no livro.


 

A tonalidade da lâmpada também influencia no conforto. Poucos consumidores sabem, mas as lâmpadas fluorescentes podem ser produzidas nas tonalidades amareladas, azuladas ou neutras e cada uma delas têm sua propriedade. A branca-amarela é indicada para quartos e salas, já que remetem a conforto e aconchego e passam a sensação de tranqüilidade; a branca-azulada é indicada para banheiros e cozinhas, pois passam uma sensação de limpeza e frescor e mantêm as pessoas mais ativas; e a branca-neutra torna os ambientes claros sem interferir nas atividades exercidas no local.



Apoio: Elevato, Estação Cachoeira e Vivenda






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600