linda insta

Decoração Edição 61 - agosto de 2012

O calor do inverno


Desejo de consumo de muitas famílias, as lareiras, além de aquecerem, também servem para compor a decoração dos ambientes onde serão instaladas. Para não errar na escolha, LINDA convidou as arquitetas do MS Studio, Carine Maydana, 26, e Larissa Souza, 24, para darem suas dicas.







LOCAL - As lareiras são geralmente indicadas para compor salas ou quartos. O mais comum é junto a uma parede, mas há quem prefira no centro de um ambiente ou em um canto, tudo depende da disposição do mobiliário. O ideal é colocar a lareira onde há maior visibilidade, para que o calor se propague de forma mais repartida dentro do ambiente.










NEM TODA CASA PODE TER QUALQUER TIPO DE LAREIRA - Uma lareira tradicional, feita em alvenaria, por exemplo, só pode ser instalada em ambientes proporcionais ao seu tamanho e em prédios de apartamentos concebidos com estrutura de chaminé adequada. O ideal é que a lareira de alvenaria já seja prevista no projeto arquitetônico, pois é muito complicado fazer a instalação em um ambiente já construído. Porém, outras opções mais práticas, como as lareiras a gás, não necessitam de tantas obras e podem ser instaladas inclusive em apartamentos. 






TAMANHO - Na hora de escolher o modelo que mais lhe agrada, leve junto as medidas do cômodo (largura x profundidade x altura) onde a lareira vai ser instalada, pois o tamanho dela deve ser proporcional ao tamanho do ambiente, isso reflete diretamente no aquecimento do local.













LAREIRAS DE METAL -
São uma ótima opção para aqueles que pretendem ter o ambiente aquecido sem ter que encarar uma reforma. Elas simplesmente pedem um duto para a saída da fumaça. Podem ser de dois tipos: frontal ou de canto. Esses modelos oferecem bom aquecimento, por irradiar o calor através do metal, geralmente esquentam três vezes mais que uma de alvenaria. No entanto, por esfriar rapidamente, nem sempre conseguem manter uma temperatura homogênea aquecida. Podem ser instaladas em qualquer tipo de piso, pois já trazem isolamento térmico.














Lareira de alvenaria pintada




Lareira em aço com pintura automotiva




Lareira de alvenaria revestida com pedra



REVESTIMENTOS -
O visual que se quer dar à lareira depende da concepção do projeto. Os revestimentos que podem ser usados são muito variados. Se o estilo pretendido for mais rústico, prevalece o uso de tijolo ou concreto aparente, madeiras e pedras. Para os projetos mais sofisticados, os mármores, granitos e o porcelanato são mais indicados. Outra possibilidade mais econômica é o uso de alvenaria com pintura. A cor da lareira pode ser definida na própria massa ou até fazer uso de cores que imitam madeiras.




TELEVISÃO ACIMA DA LAREIRA, PODE? - Existem situações específicas em que a colocação na parede de uma TV de plasma pode vir a ser um pouco mais complicada do que a instalação convencional. A montagem sobre a lareira pode ser uma delas. Uma TV fica mais bem disposta na parede quando todos os cabos de ligação não estão aparentes. Entretanto, todos esses cabos e fios, assim como a maior parte da tubulação existente no mercado, têm um acabamento externo de plástico ou borracha que, em contato com o calor da parede, pode deteriorar com o tempo ou mesmo derreter de vez.
 
. Uma opção para evitar que isto aconteça é a utilização de uma segunda parede, seja de alvenaria ou de gesso, afastada de 5 a 10 centímetros da parede original, na qual os cabos podem ser escondidos, sem que seja necessário embuti-los na alvenaria.
 
. Se a parede acima da lareira é feita de tijolos ou pedra e está pronta - impedindo que os cabos sejam embutidos –, então pode-se fazer uso de abraçadeiras metálicas externas, combinadas com acabamentos de alumínio, para chegar com os fios até a TV.
 
. Entretanto, a melhor situação para ter uma TV fixa sobre a lareira é projetar a solução antes da sua construção. Existem tubulações antitérmicas especiais, assim como materiais apropriados, para envelopar os cabos de forma a não deixar que o calor retido na parede passe para eles. Desta forma o aquecimento da parede não é absorvido pelos materiais utilizados.







Que o fogo da lareira é ótimo para se aquecer nos dias mais frios ninguém duvida, entretanto, aquele fogo que deixa a casa quentinha não nasce sozinho.








COMO ACENDÊ-LO:


. Faça bolinhas de papel umedecidas com álcool e cubra-as com gravetos.
. Coloque duas toras paralelas às bolinhas, com gravetos. Por cima destas, mais duas toras formando um quadrado. Termine com mais três toras cobrindo o monte.
. Não acenda o fogo diretamente com fósforo ou isqueiro. Faça um charuto com uma folha de jornal e incendeie as bolinhas de papel com ele.
. Depois de formar a brasa, alimente a lareira com nó de pinho.
. Se preferir, use acendedores químicos, encontrados em supermercados.



CUIDADOS:


. Antes de tudo, verifique se a chaminé está limpa. Não raro, pássaros e insetos constroem ninhos durante o tempo em que ela ficou fora de uso.
. A lenha deve estar seca. Lenha úmida causa fumaça em excesso, o que prejudica o bom fogo. Uma sugestão é guardar a madeira de um ano para o outro em um local sem umidade.
. Um dos tipos de madeira mais recomendado é a acácia e nó de pinho. O eucalipto também é bom, mas costuma estalar demais e soltar fagulhas.
. Use uma tela de proteção na lareira.
. Nunca use água para apagar o fogo, pois o choque térmico pode danificar a estrutura da lareira.
. Só trabalhe o fogo utilizando equipamentos adequados, como atiçadores, pinças e vassouras especificas para lareiras.








EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600