linda insta

Decoração Edição 55 - janeiro/fevereiro de 2012

Refúgio em meio ao calor


Os recantos para relaxar são úteis e ainda embelezam a paisagem

No verão, um lugar com sombra e ar fresco se faz ainda mais necessário para poder passar boas horas curtindo a brisa e descansando. “Quando falamos em refúgio de verão imaginamos uma área de lazer, espaço agradável e confortável, onde possamos curtir o calor e desfrutar das vantagens de se ter um ambiente externo, como ventilação, iluminação natural e o contato com a natureza”, observam as arquitetas do MS Studio Carine Maydana e Larissa Souza.
Segundo elas, para isso, é preciso que este jardim possua não apenas vegetação rasteira, mas também vegetações de médio ou grande porte, que forneçam sombra e abrigo para permanência. “Caso não existam, é possível gerar esta sombra com pérgulas e espécies trepadeiras ou coberturas aliadas a mobiliários que sejam próprios para áreas externas, mas que principalmente possuam um design confortável”, explicam.


Em ambientes expostos à ação do tempo, o ideal é o uso de mobiliários com materiais resistentes e que proporcionem conforto e harmonização com o local. Madeira, bambu, alumínio e fibra sintética são boas opções.



Nada melhor que uma rede embaixo da sombra de um pergolado com trepadeira. É tranquilo e próprio para o descanso.



Não são necessárias áreas externas para fazer um refúgio de verão. Em varandas, terraços e pátios fechados também é possível montá-lo, apostando em um mobiliário confortável e elementos como madeira, pedras, água, luz natural e plantas de espécies que o espaço comporte.



É sempre importante cuidar o tipo de tecido que será usado nos revestimentos de estofados e acessórios de áreas externas, pois é preciso que seja impermeável, prático e de fácil manutenção. Já existem tecidos impermeáveis com ótimas texturas, sem comprometer o conforto das poltronas, sofás, chaises e futons. Um dos tipos mais utilizados é o Acqua Block, que alia beleza à praticidade e pode ser encontrado nas mais diversas estampas. Também não se trata de plástico, ao tocá-lo é possível notar a diferença.



Espelho d’água, vegetação, pedras, pergolado com cobertura transparente, jardim vertical e redes, tudo isso formando um perfeito refúgio de verão.



O pergolado em madeira com uma trepadeira além de conferir charme ao ambiente, proporciona sombra para quem permanece no local.



O espelho d’água aliado à vegetação faz uma boa composição para quem quer desfrutar a paisagem natural.



Aqui as próprias árvores de médio e grande porte proporcionam sombra e, em conjunto com o restante da vegetação, criam um ambiente externo tranquilo e agradável.



Por sua vegetação não ser de copa fechada, este local tornou-se de rápida permanência, apesar de ter uma ótima composição entre madeira, vegetação e plantas ornamentais.










EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600