linda insta

Reportagens EDIÇÃO 44 - JANEIRO E FEVEREIRO DE 2011

Um clic na facilidade


Comprar pela internet pode ser um bom negócio, mas é preciso cuidado para não se frustrar

A tecnologia vem caminhado a passos largos e com a internet cada vez mais presente nos lares brasileiros, as compras on-line não param de atrair novos adeptos. Desde um livro até um conjunto de sofá, basta um computador conectado e depois de alguns cliques, negócio fechado. Além da comodidade de não precisar sair de casa, outro atrativo é a grande variedade de produtos e marcas. Entretanto, nesse mundo virtual nem tudo são flores. É importante ter vários cuidados para não acabar com o desejo de comprar frustrado e ainda com uma grande dor de cabeça. Uma ótima notícia para quem está pensando ou já aderiu a esse novo hábito, é que os recursos de segurança estão cada vez melhores. Quem garante é o analista de sistemas Toni Agne, 28 anos de idade e oito de profissão, que dá 9 dicas sobre compras via internet.



1 Pesquise o produto em sites como o Shopping UOL, ele faz uma varredura e te dá os melhores lugares com os melhores preços.

2 Alguns sites ajudam na compra, como o www.reclameaqui.com.br. Pesquise pelo nome da empresa e saiba se é confiável.

3 Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física.

4 Verifique no site os procedimentos para reclamação, devolução e garantias.

5 Prefira empresas que aceitem pagamentos com Pague Seguro e Moip. Eles são um intermédio entre compra e venda. Seu dinheiro só é depositado na conta da empresa depois que é feita uma análise para saber se está tudo correto.

6 Verifique as medidas que o site adota para garantir a privacidade dos seus dados.

7 Guarde todos os dados das compras. O ideal é ter tudo impresso.

8 Verifique se há despesas adicionais como fretes ou taxas, assim como os prazos de entrega ou execução dos serviços para evitar surpresas desagradáveis.

9 Exija nota fiscal sendo empresa ou não, isso irá garantir que o produto não é roubado, lhe dará crédito na hora da reclamação e garantia contra defeitos no produto.


Direitos do consumidor

. Se o produto não chegar dentro do prazo contate o fornecedor para verificar o problema ocorrido anotando o número de protocolo do atendimento. Se o problema não for resolvido deve ser contatado o órgão de defesa do consumidor.

. Se o produto vier com defeito ou você apenas não gostar do que comprou pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto (Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor).

. Ao receber a mercadoria, verifique se tudo está de acordo, se houver alguma irregularidade, não aceite o produto.

. Caso não receba o produto no prazo previsto, pode solicitar o cancelamento da compra junto ao fornecedor. Ocorrendo qualquer tipo de problema recorra ao Edecon.

. Ocorrendo um defeito no produto, após o prazo de sete dias, a empresa tem o direito de solicitar ao consumidor que o encaminhe à assistência para que seja analisado se o problema foi de fábrica ou ocasionado pelo consumidor.
 
Fonte: Ricardo Richa Borba – coordenador do Escritório de Defesa do Consumidor de Cachoeira do Sul (Edecon)





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 136 - junho de 2019

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601