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Reportagens EDIÇÃO 45 - MARÇO 2011

Funcionário nota 10


Comportamento no ambiente de trabalho tanto pode alavancar como arruinar uma carreira

A competitividade no ambiente de trabalho é cada vez maior e ser competente nem sempre significa ganhar a tão sonhada promoção, é preciso também cuidar da postura profissional. Confira os ensinamentos da psicóloga pós-graduada em gestão de pessoas, Cecília Chaves, 40 anos de idade e oito de profissão.






Questão de postura

. O que realmente não pode deixar de apresentar é a responsabilidade como um todo.

. Cumpra o horário, isso é, chegue sempre no mínimo cinco minutos antes da hora de começar e cumpra o horário da saída.

. Não solicite folgas, no mínimo, no período de seis meses.

. Saiba a hora de brincadeiras, principalmente com o superior (mesmo que ele abra espaço para isso, mantenha a hierarquia).

. Não julgue ninguém pela primeira impressão.

. Respeitar as hierarquias demonstra uma correta postura profissional, saiba seu lugar na empresa.

. Jamais fale mal da empresa (nem dentro, nem fora dela), isso é uma questão de ética.

. Palavrões ou expressões agressivas são inadmissíveis, bem como mau-humor.



Internet

. A internet deve ser usada com moderação. Evite acessar redes sociais durante o horário de trabalho.

. O ideal é que se tenha um e-mail profissional e outro pessoal.

. Ao escrever uma mensagem, evite gírias, cuide o português e não abrevie palavras. E-mail profissional exige seriedade.

. Não esqueça as saudações inicial e final.

. A assinatura deve constar sempre, junto do nome da empresa e dos contatos.

. O ideal é limpar a caixa de e-mails todos os dias.

. Não esqueça de retornar os e-mails o mais depressa possível. Responda ao menos um ok, um obrigado.

. Quando mandar um e-mail para um grupo, mantenha os endereços eletrônicos em oculto para não expor os destinatários.

. A comunicação via web deve ser objetiva, com o assunto em destaque.

. Nunca escreva uma mensagem em letras maiúsculas. No mundo cibernético, a caixa alta equivale a gritar.

. Saiba que a maioria das empresas monitoram a internet, por isso não a utilize para assuntos pessoais.



No telefone

. Não fale alto demais. Discrição é fundamental ao usar o telefone.

. Assuntos pessoais devem ser breves, objetivos. Nesses casos, o telefone da empresa deve ser usado apenas para recados.

. Se precisar receber uma ligação no local de trabalho, avise seu superior.

. Ao ligar para alguém, pergunte se a pessoa pode falar naquele momento.

. Não esqueça de identificar-se ao ligar. Ao atender, informe o nome da empresa.

. Seja cordial.



Aparência

. Não use barriga de fora, nem mesmo se for vendedora de piercing.

. Se a empresa tem uniforme, use corretamente sem inventar moda.

. Cuide decotes, comprimentos e cores extravagantes.

. Evitar acessórios tipo chocalho e/ou excesso.

. Cuide os cheiros que se manifestam naturalmente. Para todos têm solução.

. Dentes e cabelos cuidados manifestam o grau de capricho consigo mesmo.







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Edição 134 - abril de 2019

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