linda insta

Reportagens EDIÇÃO 43 - DEZEMBRO 2010

Com que note eu vou?


Os notebooks estão cada vez mais populares e as dúvidas na hora de comprar, maiores

Logo que surgiram eram privilégio de poucos, hoje os notebooks estão cada vez mais populares. Os números comprovam: entre 2005 e 2008 as vendas desses aparelhos cresceram 1.600%. Em projeções futuras, estima-se que cerca de 12 milhões de computadores portáteis serão vendidos no país em 2014, representando assim 75% do mercado total de computadores. Com um sucesso desses, as fábricas produzem uma variedade de modelos, com configurações e funções ainda mais diversificadas. Quem não domina a informática pode ficar perdido entre tantas opções: sistema operacional, memória RAM, disco rígido, tamanho da tela e tantos outros detalhes. Para ajudar na escolha, LINDA conversou com o técnico em informática Alcemar Pothin, 30 anos de idade, sendo 11 de profissão. Confira as dicas.


O que eu devo saber na hora de comprar meu computador?

Memória – Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a memória principal do computador também chamada de memória RAM não é onde se armazenam os dados do usuário. Pode-se dizer que ela é um indicador de velocidade, pois auxilia o processador no desempenho das tarefas. Por isso se você precisa de um computador rápido é importante ter memória RAM com boa capacidade, ou seja, a partir de 2GB.
 
Disco Rígido (HD) – O HD é o hardware (peça física) onde são armazenados os dados do usuário, como músicas, filmes, fotos, programas e o próprio sistema operacional. Portanto, quanto maior sua capacidade maior será a quantidade de arquivos e programas que poderão ser armazenados. A partir de 120 GB já se tem uma boa capacidade de armazenamento.

Processador – O processador pode ser considerado como o cérebro do computador, já que é responsável por controlar e organizar todos os processos, como montar as janelas, os ícones e os programas na tela do computador. Então se você necessita usar o computador fazendo várias coisas e usando vários programas ao mesmo tempo, será importante ter um bom processador, por exemplo, um Dual Core, da Intel.

Tela – Neste quesito é bom saber o que irá se adequar melhor às suas necessidades. Os de 14.1 a 15.4 polegadas são os mais comuns, mas perdem em portabilidade, pois podem chegar a pesar até três quilos. Os de 11 a 13.3 polegadas são ideias para quem precisa se deslocar e não quer uma tela minúscula. Já os de 7 a 10 polegadas, conhecidos como netbooks, são levíssimos e ótimos para internet, mas o processador é limitado e os torna impróprios para edição de imagens.
 
Sistema operacional – Compare e veja qual a melhor opção na hora de adquirir o seu note:
. Windows – É usado por quase 90% dos brasileiros e está disponível atualmente em três versões: XP, Vista e Windows 7. É recomendado para usuários em geral pela grande variedade de aplicativos e games com que o sistema trabalha.
. Mac OS - É uma boa opção para quem trabalha com artes gráficas e edições de áudio e vídeo pelo seu ótimo desempenho e estabilidade. Muitas das grandes empresas utilizam esse sistema.
. Linux – A grande vantagem do Linux é a gratuidade, ou seja, não é necessário pagar pelo sistema operacional, ao contrário do Windows e do Mac Os.



Qual a diferença de laptop para notebook?

Logo que surgiram, os computadores portáteis foram nomeados Laptop – lap (colo) e top (em cima). Apesar de não existir uma convenção oficial sobre a nomenclatura e na linguagem popular o uso dos dois nomes serem de forma aleatória, geralmente os laptops são de menor potência que os notebooks já que estes são desenvolvidos para executar com o máximo de desempenho todas as tarefas, não se importando tanto com peso e duração de bateria.





BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601