linda insta

Reportagens EDIÇÃO 44 - JANEIRO E FEVEREIRO DE 2011

Não dê férias às boas maneiras


É sempre bom saber o que pode ou não na hora de curtir aquele sol na areia ou piscina

Quem está de férias e vai curtir uma praia ou piscina está à procura de sossego, quer mais é relaxar. O problema é que algumas pessoas acabam relaxando tanto e esquecem que, apesar do clima informal, a educação também é bem-vinda. Pode até parecer bobagem, mas alguns hábitos aparentemente inofensivos pegam muito mal e o que é divertido para uns pode atrapalhar o descanso de quem está ao lado. LINDA selecionou com a orientação da proprietária da agência Top Model, Rosimere Moraes, 45, dicas de etiqueta para quem irá rumar para as férias de verão.


A regra número um é respeitar o próximo – que, dependendo do lugar, pode estar bem próximo mesmo. Pense sempre em como você gostaria de ser tratado. A praia ou piscina social, ao mesmo tempo que não é de ninguém, pertence a todos. É preciso respeitar o espaço alheio.

Um erro comum é pedir emprestado protetor solar, toalha de banho e até óculos escuros. Lembre-se que são objetos de uso pessoal.

As pessoas não devem ser obrigadas a escutar qualquer tipo de música contra a sua vontade. Portanto, não pare o carro com o porta-malas aberto com o som alto.  Se quiser ouvir música ao menos maneire no volume ou leve fones de ouvido. Se falar ao celular, fale baixo.

Não precisa gritar a todo tempo com as crianças. Converse com elas em casa. Se precisar chamar a atenção, não fique sentada na cadeira gritando, já que há poucas coisas piores que mães histéricas berrando o nome do filho. Chegue perto e diga o que quer.

Levar comida para praia ou comprar produtos dos vendedores ambulantes não é proibido. O que é errado é sair da praia e deixar todo o lixo espalhado na areia. Leve uma sacola plástica para ir colocando a sujeira e no final do dia levar para a lixeira. A natureza e a próxima pessoa que for ocupar o espaço em que você estava agradecem.

Cuide para usar as roupas adequadas em cada lugar. Biquínis nas lojas e supermercados só se for acompanhado de cangas ou saídas de banho. Os homens devem ter cuidado com sungas em lugares inadequados e usar camisetas fora da orla.

Preste atenção quando for balançar a toalha, canga ou esteira. Não há nada mais desagradável do que estar tomando sol, cheio de bronzeador, e ser surpreendido por um jato de areia. Quando sair da água, principalmente as mulheres, cuidado com os cabelos. Se balançar muito, pode acabar molhando o vizinho.

Beber uma caipirinha ou uma cerveja gelada pode ser perfeito, desde que com controle. Pessoas sob efeito de álcool fogem do seu estado normal. Na lista de gafes estão as “gracinhas” com a mulher dos outros, as brigas por pouca coisa, confusões desnecessárias e até mesmo o risco de afogamento.

Em alguns balneários há placas indicando o melhor horário para praticar esportes. Se no que você frequenta não há indicações, use o bom senso: evite esportes (principalmente os que utilizam bolas) nos horários de maior movimento. Quando for bater bola, mantenha distância das pessoas, para não correr o risco de atingir alguém.

O uso das palavrinhas mágicas (por favor, obrigada, com licença) e os cumprimentos são bem-vindos para ficar um clima melhor na convivência temporária.



Modelo: Marta Glasenapp






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601